Gestores lotados nas unidades de correição da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) e do Sistema Penitenciário (SAAP) participaram, nesta quarta-feira (13.05), da 1º Reunião Extraordinária de 2020 da Rede de Corregedoria. Promovida pela Corregedoria-Geral da União (CGU), e por videoconferência, a iniciativa faz parte do Programa de Fortalecimento de Corregedorias (Procor).
No encontro com lideranças de todo o país foram debatidos temas sobre procedimentos investigativos, verificação de integridade no processo administrativo de responsabilização e acordo de leniência – experiência em uma corregedoria estadual.
A frente da unidade de correição do Sistema Penitenciário, Katucha Ferreira de Arruda, disse que um dos tópicos debatidos na reunião foi a padronização dos serviços.
“Participamos de um debate que busca proporcionar a capacitação e fortalecimento das unidades de correição. Nosso objetivo é adotar um padrão moral dentro do serviço público, dentro dos critérios estabelecidos em nível nacional”, argumenta.
As unidades descentralizadas das forças de segurança, Polícia Militar (PM), Polícia Judiciária Civil (PJC), Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e Departamento Estadual de Trânsito (Detran), possuem unidades de correição próprias. Já a Sesp atende às demandas setoriais dos servidores que laboram na sede e no Sistema Socioeducativo.