Oficializado na Secretaria Municipal de Saúde, Erico Stevan Gonçalves, que possui 16 anos de vida pública, pós-graduado em gestão pública e experiência como secretário municipal de Saúde e diretor de hospital, se mostra preparado para contribuir com o bom andamento dos serviços públicos municipais de saúde.
“Tenho 16 anos na vida pública, fui diretor do hospital [em Guarantã], secretário de Saúde [Guarantã], lá na pandemia e sou pós-graduado em gestão pública. Vim com objetivo de contribuir com Sinop, com a população, que é um pedido do prefeito Roberto Dorner, que é investir em pessoas. O bem maior na saúde é o paciente e esse é o pedido que o prefeito tem feito para nós e vamos trabalhar em cima disso”, disse ele.
A valorização da experiência profissional dos servidores públicos, é o caminho identificado pelo novo secretário para resolver os problemas na gestão. Para ele, o servidor é o que detém informação dos setores e que está em contato direto com a população, com o paciente e pode contribuir com as melhorias necessárias para pasta. “Traremos nossa experiência, junto com a equipe, é claro, com o servidor público que é o que leva o município, que atende a população que está na linha de ponta e dentro da administração pública, evidenciando sempre o paciente como o bem maior dentro da saúde”.
Ciente dos conflitos existentes na saúde pública municipal, Erico se propõe a buscar solução para os conflitos e a expectativa é que as mudanças devam acontecer em pouco tempo.
“Viemos aqui, a convite do prefeito Roberto Dorner, para resolver problema. O problema existe a todo dia, a toda hora, a todo momento. Então não viemos aqui para criar problema e sim resolvê-los. Peço um pouco de paciência não somente à população, mas também à Câmara de Vereadores e a todos que usam o serviço único de saúde, a todos que usam a UPA [Unidade de Pronto Atendimento], ou a Policlínica, às unidades de saúde, que vamos andar, buscar conhecer o funcionamento de cada unidade, prometo que essa paciência que peço, não será por muitos dias, que procuraremos dar um retorno o mais rápido possível”, se comprometeu ele.
Uma das principais medidas do secretário, no posto, será buscar um consenso junto ao Governo de Mato Grosso para o gerenciamento na triagem e absorção dos pacientes de média e alta complexidade, para aliviar o fluxo e agilizar os atendimentos na UPA.
“[Estaremos] conversando com o governador o que é o Hospital Regional, o que pode nos auxiliar com o Hospital Regional, dizendo que a média e alta complexidade é uma responsabilidade do Governo de Estado, mas é claro, o prefeito Roberto Dorner muito preocupado com isso, vamos procurar reuniões com o governo e trazer as soluções para os problemas. Como eu disse, os problemas existem, e estamos aqui para resolvê-los ”, finalizou.