Cidades Terça-Feira, 28 de Janeiro de 2020, 15h:00 | Atualizado:

Terça-Feira, 28 de Janeiro de 2020, 15h:00 | Atualizado:

PRECONCEITO OU TRADIÇÃO

Escola evangélica rejeita matrícula de criança por cabelo comprido em Cuiabá

Colégio Adventista nega preconceito, mas diz ter "regras claras" para matrículas de alunos

MATHEUS MAURÍCIO
Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Reprod. YouTube

PAIS CRIAN�A .jpg

 

Um menino de 8 anos foi impedido de estudar no Colégio Adventista de Cuiabá, localizado no CPA, por ter os cabelos longos. Segundo os pais do garoto, a diretora teria dito antes de finalizar o processo de matrícula do menino, que ele só entraria lá se cortasse o cabelo.

Segundo a instituição, não é permitida a permanência de garotos que tenham cabelo longo. 

A denúncia dos pais ocorreu nas redes sociais e foi exibida pelo programa Jornal do Meio Dia (TV Vila Real – canal 10.1) nesta segunda-feira (27). Onde os responsáveis pelo menino Emanuel Davi Teixeira se dizem indignados com esta situação e também pela forma como a escola tratou a criança.

“Nós fomos lá fazer a matrícula e na hora de assinar o contrato eles deram um termo da escola. Lá estaria que ele teria que seguir as regras e que não poderia ter o cabelo comprido. Se quisesse estudar lá, ia ter que cortar (...) eles disseram que menino tem que ter cabelo social curto e era para colocarmos isso na balança”, relatou a mãe da criança.

Um advogado consultado pela reportagem do Jornal do Meio Dia citou que toda unidade educacional pode ter um regimento interno. Porém, segundo o especialista, deve-se haver uma evolução feita por estes locais para abranger todo tipo de pessoa, contemplando as diferentes classes e tendo respeito por todos.

“Assim, que desde cedo à criança possa ver no ambiente o coleguinha diferente e tendo a identidade dela. A escola possibilitando essa diversidade estará garantindo o direito constitucional, e não só ele, mais sim o universal de liberdade de expressão”, cita o advogado.

A mãe do menino disse que ainda está chateada com a situação. Ela afirma que ainda procura uma escola para que o garoto seja matriculado. “Estamos procurando um lugar que aceite ele como ele é (...) me sinto bem chateada por ter pessoas ainda tão preconceituosas desse jeito, e, educadores né”, finaliza a mulher.

ESCOLA ADVENTISTA

A Escola Adventista é administrada pelas Igrejas Adventistas do 7º Dia, uma das mais "tradicionais" do mundo. Está presente em mais de 160 países e possui mais de 450 unidades no Brasil.

Por ser administrada pela Igreja Adventista, oferecem aulas de ensino religioso baseadas no texto da Bíblia, enfatizando os valores e princípios comuns às igrejas evangélicas.

Por meio de nota, informou que é contra qualquer tipo de preconceito, mas que "possui regras claras e objetivas".

Veja a íntegra da nota:

"O Colégio Adventista do CPA informa que, no ato da matrícula, todos os pais de alunos devem ter conhecimento e assinar o Código de Ética e Disciplina e o regimento escolar, que apresentam os direitos e deveres aplicados a todos os alunos que ingressarem na instituição.

Na referida ocasião, após compartilhar todos os documentos, a direção do colégio oportunizou aos pais a decisão da matrícula e se colocou à disposição para efetivar a mesma. O colégio reforça que em momento algum foram usados termos e expressões pejorativas ou preconceituosas para se referir à aparência da criança.

O Colégio Adventista do CPA é contra qualquer tipo de preconceito ou discriminação, mas possui, como qualquer instituição, regras claras e objetivas. O colégio tem por missão promover, através da educação integral, o desenvolvimento de seus alunos nos aspectos físico, intelectual, social e espiritual, formando cidadãos pensantes e relevantes à comunidade, com visão na excelência, alicerçado em princípios ético-cristãos.

Assessoria de Comunicação - Colégio Adventista do CPA"

 

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 

Até quando vamos ficar aceitando preconceitos? Poxa já lidou diariamente na rua com pessoas me referindo como ELA, me diz uma coisa é errado Meninos ter cabelos compridos? É errado Menina ter cabelos curtos? Onde vamos parar com tanta maldade no coração das pessoas? Quer dizer que menino tbm não pode usar rosa? Onde tá escrito tudo isso? Uma escola cristã onde o papel principal dela é fazer as crianças enxergarem que não existe diferença e que devemos amar todos uns aos outros como Jesus amou fazer esse papel ridículo? Humm acho que tem algo errado nessas pessoas quadradas não é mesmo? Uma pergunta na hora de vocês fazerem aquela peça teatral quando se refere a Jesus coloca uma criança com cabelos longos? Pq me diz? AH Jesus também é diferente né ou seja vocês o recusaria na sua instituição de ensino né? Nossa muito contraditório tudo isso! Uma hora devemos amar uns aos outros pois somos todos iguais (irmãos) outra hora devemos excluir alguém por ser diferente? . Me diz o que vocês acham de tudo isso? . Segue alguns links onde a mesma instituição de ensino teve denúncias: https://www.google.com/amp/s/vejasp.abril.com.br/cidades/autismo-preconceito-escola-crista/amp/ . https://www.metropoles.com/distrito-federal/mae-acusa-colegio-de-constranger-filho-por-ter-cabelos-compridos . https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2019/11/19/familia-denuncia-escola-particular-por-passar-prova-contendo-perguntas-homofobicas-em-belem.ghtml . #Absurdo #preconceitonao #preconceitonaoelegal #acorda #2020 #seatualiza #bullyng #racista #Meninousacabelolongo #meninousarosa #meninousaoquequiser #cuiabamt #cuiaba #Matogrosso #mt #noticia #maisamorporfavor

Uma publicação compartilhada por Emanuel Davi Teixeira (@manollokids) em

 

 

 





Postar um novo comentário





Comentários (19)

  • Danielle Ara?jo

    Quarta-Feira, 29 de Janeiro de 2020, 06h47
  • Eu consegui a bolsa para meus filhos e testemunho que recebi as orientações e meus filhos leram todo regimento interno e deixei claro que obedecerão todos pois farão jus ao benefício da bolsa. Pois andei por muitas escolas e foi difícil adquiri-la. Aceitar esse regimento adventista é um opção , não imposição.
    1
    0



  • Galileu

    Terça-Feira, 28 de Janeiro de 2020, 18h52
  • Ué, não saiu o meu comentário? Só a correção. Isso que é ditadura. Depois os jornalistas não podem reclamar de liberdade de imprensa. Parece que a liberdade de expressar o que pensa só vale para os profissionais do jornalismo.
    2
    0



  • Sacripanta

    Terça-Feira, 28 de Janeiro de 2020, 18h07
  • Imprensa "lacraçao " e suas matérias pífias.
    4
    0



  • Mendon?a

    Terça-Feira, 28 de Janeiro de 2020, 17h39
  • ESSA MÃE NÃO QUER CORTAR O CABELO DO FILHO DELA PARA ENTRAR NA REGRA DA ESCOLA, PORÉM ELA QUER QUE A ESCOLA ENTRA NA REGRA DO FILHO DELA, PARABÉNS PARA ESCOLA, POR SINAL ÓTIMA ESCOLA, DIFERENCIADA, PORQUE TEM ESSAS REGRAS. SENÃO ERA MAIS UMA DESSAS "ESCOLAS" SÓ
    4
    1



  • jossy soares

    Terça-Feira, 28 de Janeiro de 2020, 17h26
  • A particularidade de uma pessoa não pode destruir a tradição de uma Escola que se notabiliza exatamente por ter pessoas que querem uma instituição com tais regras. Se a pessoa não concorda, procure outra Escola dentro de suas predileções. Simples assim.
    6
    1



  • Ana Paula Camargo

    Terça-Feira, 28 de Janeiro de 2020, 17h12
  • Regras são para ser seguida, quem não gosta procura outra escola muito mimimi dessa mãe...
    5
    0



  • Pedro Pedreira

    Terça-Feira, 28 de Janeiro de 2020, 16h55
  • quem não gosta de seguir regras é que causa todo este tumulto, regras são feitas para serem cumpridas, agora ja pensou se esse aluno for com nota baixa no boletim, os pais desse menino podem nao gostar e ir tumultuar o colegio.
    3
    0



  • Jv

    Terça-Feira, 28 de Janeiro de 2020, 16h16
  • Adventista não é Evangélico !!!!
    6
    3



  • Raffael

    Terça-Feira, 28 de Janeiro de 2020, 16h13
  • Se faz parte das regras isso qual problema? Mimimi da pohaaaa Se não concorda é só não matricular lá uai
    15
    4



  • dito

    Terça-Feira, 28 de Janeiro de 2020, 16h03
  • Bom senso não foi aplicado a essa situação. não é a primeira vez. Bom minha opinião é a escola perguntar para os pais qual a intenção do cabelo comprido? Lembrando que o cabelo comprido pode ocasionar acidentes e por isso que meninas amarram cabelo numa pratica de esporte ou calor. no caso do menino como seria essa preocupação, o menino amarraria o cabelo? bom acho que a escola antes de condenar qualquer anormalidade onde envolve crianças e adolescente deve ser contornado com bom senso. A escola errou em antes não perguntar quais as intenções dos pais onde só o filho deles estaria com um cabelo maior que a dos colegas. devemos respeitar o diferente e ensinar aos nossos iguais que podemos conviver com eles sem o discriminar e mostrar a esse rapaz que ele pode se sentir confortável em qualquer lugar mesmo ele sendo negro, branco, amarelo, cabelo black power ou coisa parecida. as regras nessa escola deve existir sim. MAS VAMOS USAR O BOM SENSO ESCOLA ADVENTISTA. PARA QUE CHEGAR NISSO NOS JORNAIS se voçes mesmo poderiam usar O BOM SENSO.
    5
    11



  • Jose do cristo rei

    Terça-Feira, 28 de Janeiro de 2020, 15h52
  • Se quiser ir pra adventista, vai pra escola militar!! Estão acostumados a viver sem regras, uma hora voces aprendem!!
    9
    3



  • Jaim?o da Cohab nova

    Terça-Feira, 28 de Janeiro de 2020, 15h28
  • Chega de mimimi regra é clara, é só cortar a cabeleireira e fazer a matrícula. Tem que ensinar o filho desde cedo que tem que fazer concessões pra atingir os objetivos e ser bem sucedido.
    11
    3



  • daniel

    Terça-Feira, 28 de Janeiro de 2020, 15h27
  • a mãe desta criança não esta acostumada com regras, tem que respeitar as normas da escola, ela nunca serviu o quartel?? cada religião tem os seus costumes.
    9
    3



  • Maria Flor dos santos

    Terça-Feira, 28 de Janeiro de 2020, 15h26
  • SENHORES PAIS ESSE É O REGIMENTO INTERNO DA ESCOLA E TEM QUE SER RESPEITADO. EXISTEM TANTAS OUTRAS POR AÍ .CADA ESCOLA TEM SEU ESTATUTO DE CRIAÇÃO E A ADVENTISTA TEM O SEU VAMOS RESPEITAR O SEU FILHO NÃO É DIFERENTE DOS DEMAIS QUE LÁ ESTÃO.TODOS TEM CABELOS NORMAIS.
    10
    3



  • M?rio M?rcio

    Terça-Feira, 28 de Janeiro de 2020, 15h26
  • Tem tantas outras escolas. Quer causar, amigo?
    10
    3



  • GON?ALO CAMARGO

    Terça-Feira, 28 de Janeiro de 2020, 15h24
  • NÃO VEJO NENHUM PROBLEMA NISSO,ELE NÃO FOI DESCRIMINADO SE QUISER ENTRAR NESSA ESCOLA LÁ TEM REGRAS,BASTA CUMPRIR, AS PESSOAS NÃO GOSTAM DE REGRAS, ACHAM QUE DEVE FAZER O QUE BEM QUER, PARABENS A ESSA ESCOLA ESTÁ ENSINANDO AOS PAIS QUE EXISTEM REGRAS E PRINCÍPIOS,ISSO É BOM IRÁ AJUDAR O SEU FILHO Á CRESCER.
    39
    10



  • Paolo

    Terça-Feira, 28 de Janeiro de 2020, 15h24
  • Regras são feitas para cumprir os babacas dos pais não querem seguir regras matricule em outra escola simples.
    40
    10



  • Luiz Roll

    Terça-Feira, 28 de Janeiro de 2020, 15h18
  • Jesus tinha os cabelos longos!
    10
    17



  • Rael Rorim

    Terça-Feira, 28 de Janeiro de 2020, 15h17
  • Se a escola tem em suas regras que os pais leem antes de matricular seus filhos na instituição e depois vão contra e pra cabar!!!!! Voce não é obrigado a cortar o cabelo de seu filho por que a Escola quer, porem a Escola tambem não tem que abrir exceções só por que voce não quer cortar o cabelo do seu filho, e simples, leia as regras da escola e se não concorda procure outra, o errado e que as pessoas se acham superior as outras que as regras, leis, etc não se aplicam a ela.
    37
    7











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet