Cidades Sábado, 11 de Outubro de 2014, 08h:53 | Atualizado:

Sábado, 11 de Outubro de 2014, 08h:53 | Atualizado:

Notícia

Estudante de Cáceres garante 1º lugar no concurso Jovem Senador 2014

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Nathalia Lima Janones, 17 anos, acredita que apenas a educação é capaz fazer mudanças profundas no Brasil e melhorar a qualidade de vida da população. E foi defendendo suas ideias e propostas para uma educação melhor que a estudante do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual União e Força, de Cáceres, garantiu o primeiro lugar no concurso de redação do projeto Jovem Senador 2014.

“Educação é prioridade lá em casa”, conta Nathalia, que sempre estudou em escola pública e sente orgulho de fazer parte daquela que, segundo ela, é a melhor instituição pública de ensino básico da cidade. Aluna aplicada e apaixonada por redação, Nathalia diz que sempre se dedicou muito aos estudos fora do horário de aula e atribui a esse empenho o primeiro lugar no concurso.

Realizado anualmente, o projeto Jovem Senador proporciona aos estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal conhecimento sobre a estrutura e o funcionamento do Poder Legislativo no Brasil. Para ser selecionado para o projeto, o Senado promove um concurso de redação. A edição deste ano teve como tema “Se eu fosse Senador” e reuniu 103,6 mil inscritos. 

Ao ficar sabendo do tema, Nathalia não teve dúvidas sobre o assunto que abordaria em sua dissertação. “Cresci em escola pública e queria mostrar a realidade em que eu vivo”, defende a estudante. Para dar sustentação às propostas que tem para melhorar o ensino no Brasil, a aluna aproveitou um período de greve na escola para conversar com os professores e entender também a realidade deles. 

O trabalho de campo resultou na redação “Uma educação que transforma”, em que a autora defende o ensino extracurricular com disciplinas como gerenciamento financeiro, política, direitos humanos e música; melhor formação dos professores; e investimento de 15% do Produto Interno Bruto (PIB) na educação. “Sendo eu senadora, posso lhes dizer que precisamos de uma educação que alimenta a alma”, escreveu a vencedora do concurso. 

Os 27 finalistas – um de cada unidade da federação – estarão em Brasília entre os dias 17 e 21 de novembro para a simulação de um mandato de senador. Os estudantes vão formar comissões, Mesa Diretora, apresentar, debater e votar sugestões que depois serão encaminhadas à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado para serem transformadas em projetos de lei. Além deste trabalho, os finalistas serão premiados com notebook, certificado e medalha.

Nathalia também receberá o troféu de primeira colocada e quatro computadores para a escola. Ansiosa pela viagem à capital federal, ela diz que esta será uma experiência para a vida toda, tanto pessoal quanto profissional. “Quero fazer direito, ser juíza e quem sabe chegar ao Superior Tribunal Federal”, planeja a vencedora.

 





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet