Cidades Terça-Feira, 28 de Maio de 2024, 09h:17 | Atualizado:

Terça-Feira, 28 de Maio de 2024, 09h:17 | Atualizado:

XÔ AEDES

Estudantes de Cuiabá são orientados a combater mosquito transmissor da dengue

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

estudantes-dengue

 

Estudantes da Escola Municipal de Educação Básica do Campo (EMEBC) Prof.ª Benedita Xavier Rodrigues, localizada no Distrito de Nossa Senhora da Guia, a cerca de 40 km de Cuiabá, participaram na manhã desta segunda-feira (27) de uma palestra promovida pelo Projeto Quintal Legal – Xô pra lá, mosquito. O projeto da Secretaria Municipal de Educação está sendo desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância em Zoonoses - Centro de Controle e Zoonoses (CCZ), e tem como objetivo combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, causador de doenças como dengue, chikungunya e zika.

Cerca de 119 estudantes da Pré-Escola e dos 1º, 2º, 3º e 4º anos, além de 20 profissionais que atuam na unidade educacional, participaram da atividade, que também incluiu orientações sobre cuidados com animais peçonhentos. “Os animais peçonhentos, como serpentes e escorpiões, são de interesse médico porque podem causar acidentes graves. A primeira recomendação é nunca manejar esses animais. Ao verificar a presença deles, deve-se chamar um especialista ou o Corpo de Bombeiros para fazer a remoção do animal de forma segura. Estamos aqui para ensinar as crianças como proceder e explicar que matar animais silvestres é crime ambiental”, disse o biólogo Paulo Pazóti.

"Xô Pra Lá, Mosquito"

Onze Centros Educacionais Infantis Cuiabanos (CEIC), Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) e Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) já receberam a equipe do Centro de Controle de Zoonoses. Durante a palestra, as crianças aprenderam que combater o mosquito é uma tarefa séria, mas simples, e que é possível evitar os criadouros mantendo os ambientes e quintais limpos, evitando o acúmulo de lixo, eliminando água parada, pneus, tampinhas e outros recipientes, fechando as caixas d’água e colocando o lixo em sacos plásticos fechados.

Por meio do Projeto Quintal Legal, a Secretaria Municipal de Educação pretende mobilizar 100% das unidades educacionais e, através das crianças, sensibilizar a comunidade.

A diretora Nayra Karoline Amorim contou que a escola já promoveu encontros com pais e atividades junto aos estudantes. “Aqui na unidade, já fizemos um primeiro momento de conscientização com os pais sobre os 10 minutos dedicados à limpeza dos quintais. Fizemos uma exposição dos trabalhos dos estudantes, atividades em sala de aula com rodas de conversa, produção de textos e, durante todo o ano, estaremos trabalhando o tema com os estudantes”, disse a diretora.

Após a palestra, os estudantes acompanharam a exposição de objetos que podem se tornar criadouros e conheceram algumas serpentes comuns da fauna local.

As atividades do Projeto Quintal Legal - Xô pra lá, mosquito prosseguem até o final do ano, com checklists que serão realizados pela equipe de agentes de combate às endemias (ACE) nas residências dos estudantes e entrega de prêmios por categorias.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet