Cidades Sábado, 02 de Novembro de 2024, 08h:41 | Atualizado:

Sábado, 02 de Novembro de 2024, 08h:41 | Atualizado:

INOVAÇÃO

Estudantes do IFMT usam IA para melhorias no campo

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Estudantes IFMT IA

 

Um projeto que utiliza Inteligência Artificial para melhorar a eficiência do planejamento de rotas de drones no combate às formigas cortadeiras, elaborado por alunos do instituto Federal do Mato Grosso (IFMT) é um dos finalistas do Prêmio Inovação AGROINOVA 2024, promovido pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e pela Confederação Nacional da Tecnologia da Informação e Comunicação (ConTIC), com apoio da Telebrasil. O projeto será apresentado no Painel Telebrasil, principal evento de conectividade, telecomunicações e inovação do país, que acontece nos dias 5 e 6 de novembro, em Brasília.

LaRas é uma plataforma desenvolvida para o monitoramento de formigas cortadeiras. O projeto utiliza inteligência artificial para melhorar a eficiência do planejamento de rotas de drones no combate às formigas cortadeiras, identificando e medindo os formigueiros, maximizando a cobertura e a eficiência na utilização dos drones, indicando localidade e quantidade de pesticida que deve ser usado.

Além de contribuir para práticas agrícolas mais sustentáveis, vão reduzir a dependência de pesticidas, a plataforma melhora a qualidade de vida nas comunidades agrícolas, e oferece ganhos de produtividade e competitividade para os negócios. Neste link você confere uma apresentação sobre o projeto.

A proposta dos organizadores é valorizar projetos de extensão ou pesquisa relacionados à gestão pública, elaborados por professores e alunos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, e que contribuam com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Além do AGROINOVA, a parceria entre a Conif e a ConTic também premiará projetos e soluções voltados para a saúde e bem-estar, com o prêmio SAÚDEINOVA, e o GOV.INOVA, que reconhecerá projetos ligados à gestão pública.

O IFMT conta com 14 campi em 12 cidades, além de 5 campi de estudos avançados. São mais de 20 mil alunos em 100 cursos de diferentes níveis.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet