Todos os eventos da Justiça do Trabalho em Mato Grosso seguem as orientações do Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples, priorizando discursos mais breves e sem solenidades excessivas. A medida segue recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para tornar a comunicação mais clara, direta e acessível a todas as pessoas.
A partir de agora, os eventos realizados pelo Tribunal vão iniciar com um vídeo acessível para explicar sobre a adoção de linguagem simples. Como parte dessas ações está a prática a ser adotada por quem preside a mesa, que passará a cumprimentar os presentes e poderá dispensar a repetição excessiva de pronomes de tratamento.
Também são utilizados tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e audiodescrição, que identifica os elementos relevantes evitando excesso de informação e apontamentos desnecessários. Além da distinção de gênero, com o emprego da flexão de gênero para nomear profissões e demais designações.
Linguagem Simples
Lançado em dezembro de 2023 pelo CNJ, o Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples é um compromisso firmado entre os tribunais brasileiros para garantir que a linguagem utilizada nas decisões e comunicações judiciais seja clara, objetiva e acessível a todos.
A linguagem simples também pressupõe acessibilidade: os tribunais devem aprimorar formas de inclusão, com uso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e de audiodescrição ou outras ferramentas similares, sempre que possível.