Fechada desde 2010, a tradicional escola do bairro Dom Aquino, Escola Estadual Maria Eliza Bocaiúva Correa da Costa, está abandonada. O local que já forneceu ensino a milhares de cuiabanos, hoje é depósito de lixo e abrigo para pessoas em situação de rua.
Em rede social, ex-alunos lamentaram a atual condição do local, que foi cenário de tantas lembranças da infância e adolescência. “Muito triste de ver como está o grupo escolar, estudei aí de 71 à 73 do 1° ao 3°ano primário, minha última professora foi a professora Marlene moradora do bairro do Terceiro”, escreveu uma das ex-estudantes.
Antes de ser desativada, a escola ainda abrigou creche e universidade popular. Contudo, após isso, não foi mais utilizada. “Meus irmãos estudaram nessa escola, nós que nascemos e criamos no Bairro Dom Aquino ficamos muito tristes com essa situação de abandono. Poderia fazer uma reforma e aproveitar pra alguma coisa. Tá muito abandonada”, disse outro morador da região.
Em 2016, o Ministério Público Estadual (MPE) abriu investigação a partir de uma denúncia recebida por meio da Ouvidoria. A situação na época era semelhante a atual: abandono e ponto para uso de drogas.
À época, a unidade estava sob administração da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e informou que o prédio seria demolido em breve. A área seria revitalizada.
A assessoria da Seduc foi procurada e informou que o prédio está sob a gestão da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). Questionada sobre reformas e destinação da estrutura, a Seplag encaminhou a seguinte nota: “A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) informa que faz limpeza do local periodicamente. Na próxima semana o local passará por uma nova limpeza e novamente serão colocados cadeados nos portões.
A Seplag informa também que o imóvel está disponível para cessão e que já estão sendo feitas algumas tratativas neste sentido. Caso o solicitante atenda todos os requisitos necessários, a cessão deve ocorrer em breve”.
Michelle
Quinta-Feira, 10 de Fevereiro de 2022, 15h45