Um recorte visual da cidadania em movimento. O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) disponibilizou em seu perfil oficial no Flickr o registro fotográfico da Expedição Justiça Sem Fronteiras, iniciativa inédita realizada entre os dias 1º e 9 de julho, na região sudoeste do estado, fronteira entre Brasil e Bolívia.
A galeria retrata momentos emblemáticos da atuação do Poder Judiciário mato-grossense junto às comunidades de Agrovila Nova Esperança (Cáceres), Vila Picada (Porto Esperidião) e Santa Clara de Monte Cristo (Vila Bela da Santíssima Trindade). As fotos mostram desde o atendimento à população até atividades de orientação jurídica, educação ambiental, cultura e integração comunitária.
A Expedição foi organizada pelo Programa Justiça Comunitária do TJMT e reforça o lema da atual gestão do presidente do Tribunal, desembargador José Zuquim Nogueira: “Justiça Presente, Cidadania Preservada”. A proposta é simples e potente: levar os serviços do Judiciário a quem mais precisa, onde quer que esteja, especialmente em territórios distantes ou de difícil acesso.
Além de promover acesso à Justiça, a ação contemplou serviços como emissão de registros civis, reconhecimento voluntário de paternidade, orientação sobre adoção e entrega legal, além de mediação de conflitos e atividades voltadas à educação e saúde.
As imagens evidenciam a diversidade cultural da região, marcada por comunidades chiquitanas e cidadãos com dupla nacionalidade, brasileira e boliviana, que vivenciam desafios de acesso a direitos fundamentais. A galeria também destaca a acolhida calorosa das comunidades e o envolvimento de diversas instituições parceiras ao longo da jornada.