Cidades Domingo, 17 de Abril de 2022, 22h:15 | Atualizado:

Domingo, 17 de Abril de 2022, 22h:15 | Atualizado:

INVERSÃO DE VALORES

Fantástico expõe prisão de PMs e diz que "alguns inocentes" foram mortos em MT

Operação Simulacrum foi tema de reportagem especial de programa da Rede Globo

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

simulacrum (1).JPG

 

Reportagem do Fantástico mostrou que a suposta organização criminosa formada por policiais de batalhões de elite da Polícia Militar de Mato Grosso, investigada na "Operação Simulacrum", não escolhia alvos. Os policiais miravam bandidos dispostos a cometerem assaltos que, na verdade, seriam emboscadas para executá-los.

Entre as vítimas dos policiais, está o soldado Oacy Taques, morto numa suposta emboscada realizada atrás do condomínio Belvedere em julho de 2020, junto com outras cinco pessoas. “Os executores desses crimes, a bem da verdade, não  sabiam quem de fato era executado”, explicou o promotor Vinicius Gahyva.

Há também pessoas que não tinham passagens policiais. “Ele não fez assalto, ia fazer. Simplesmente, julgaram e condenaram. Condenaram a morte”, disse o pai de um entregador de aplicativo.

Ao todo, o grupo é suspeito de armar seis emboscadas e matar 24 pessoas. O promotor Vinicius Gahyva afirmou que as cenas encontradas nos seis supostos tiroteios não indicam a existência de confronto entre policiais e bandidos. “Não havia de fato confronto as ações policiais. Os tiros foram todos muito próximos, tiros encostados”, descreveu.

O delegado Fausto Freitas, da Delegacia de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP), afirmou que as declarações do informante dos policiais, que se tornou delator, foram confirmadas com outras evidências coletadas no decorrer das investigações. “Trabalhamos para checar as informações que ele trouxe e grande parte delas, através de provas técnicas, foram confirmadas”, explicou.

DESCOBERTA

Os policiais civis chegaram ao suposta trama de policiais militares após 4 sobreviventes e outras duas testemunhas prestarem depoimentos. Eles relatavam a presença de um carro vermelho, que seria do membro da quadrilha que organizou o assalto que seria realizado, mas que, na verdade, era do informante da Policia Militar.

Os policiais chegaram ao ocupante deste carro, que confessou ser o informante dos policiais. “Essa pessoa organizava o assalto e comunicava a inteligência dos batalhões de qual seria o caminho que devia ser percorrido para que pudesse se montar as emboscadas”, completou Gahyva.

Uma das emboscadas, segundo o informante, teria sido “solicitada” pelo tenente Alisson Rocha Brizola, da Força Tática da PM. Eles tramaram um confronto na região do Bonsucesso, em Várzea Grande, onde quatro pessoas foram mortas. Pelo “serviço”, o informante recebeu R$ 700.

Aliás, o pagamento recebido pelo informante que ajudava levar pessoas a morte era considerado “irrisório”. “Há depoimentos no sentido de que os policiais o pagavam até mesmo com armas e drogas”, frisou o delegado Fausto. Por outro “confronto armado”, o informante recebeu um celular como pagamento.

Uma outra forma de pagamento foi o recebimento do celular de um dos mortos. Familiares das pessoas mortas lamentaram que os policiais tenham atuado como “juízes” e decidiram “condenar” as pessoas a morte. “Poderiam muito bem prender todos envolvidos e a justiça ser feita de outra forma”, disse a mulher de um dos mortos.

OUTRO LADO

A comandante-geral adjunta da Polícia Militar, coronel Francyane Siqueira Chaves, negou a existência de “grupo de extermínio” na corporação. Disse ainda que os fatos investigados na operação também são analisados internamente.

“Jamais temos esse tipo de conduta. Oficialmente falando, se tem esse tipo de conduta, somos a primeira instituição a querer que a verdade venha a tona. E tomaremos as medidas cabíveis”.

CLICK AQUI E ASSISTA





Postar um novo comentário





Comentários (36)

  • Joseh

    Segunda-Feira, 18 de Abril de 2022, 14h49
  • Quantos assaltos foram evitados? Quantos cidadãos de bem não teve a vida ceifada por qualquer 1 dos 24 bandidos? Quantos outros tipos de crimes foram evitados?
    19
    5



  • marcos

    Segunda-Feira, 18 de Abril de 2022, 12h52
  • QUEM TÁ COM DÓ DE VAGABUNDO, VAI NA COVA DESENTERA E LEVA PRA CASA....
    19
    4



  • Lucas, Carlos Eduardo, Antonio Carlos

    Segunda-Feira, 18 de Abril de 2022, 12h19
  • Estão com dó? Leva para a casa de vocês e recolham-se em vossas insignificâncias! Cambada de prostituta de marginal!
    27
    9



  • eleitor atento

    Segunda-Feira, 18 de Abril de 2022, 11h49
  • Eu até entendo as opinioes de a favor ou contra...o que não pode é a PM aplicar JUSTIÇAMENTO, quem não sabe consulte o Dicionário.
    21
    16



  • Antonio Carlos

    Segunda-Feira, 18 de Abril de 2022, 11h28
  • A policia tem que agir somente em nome do estado de direito. Infelizmente "alguns policiais querem palmas e medalhas a qualquer preço" mesmo que para isso tenham que se tornar criminosos sujando a honra da nossa instituição. Cadeia em todos aqueles que agem criminosamente.
    22
    17



  • paj

    Segunda-Feira, 18 de Abril de 2022, 11h27
  • TEM GENTE QUE ESTA CONTRA OS POLICIAIS , EU QUERIA VER QUANDO UM DESSES INOCENTES DESSES COITADINHOS DESSES VITIMAS DA SOCIEDADE , PEGASSE SUA ESPOSA SUA FILHA TE HUMILHAR COM UMA ARMA NA SUA CARA , AI COM CERTEZA LEMBRARIA DA POLICIA .
    27
    11



  • Estado do direito

    Segunda-Feira, 18 de Abril de 2022, 11h09
  • Agora os PMs que esculhambam juízes que soltam suspeitos, esculhambam advogados que defendem suspeitos, esculhambam recursos, presunção de inocência, acham que a constituição e as leis protegem bandidos?.vão contratar advogados, recorrer, pedir direito à defesa , citar as leis e a constituição, alegar presunção de inocência?.tudo que negam aos outros. Vai vendo
    22
    3



  • E os que defendem?

    Segunda-Feira, 18 de Abril de 2022, 11h06
  • Governador, comando da PM, cúpula da segurança, todo mundo defendendo ? a priori? os PMs?dizem que nada ouviram falar, etc. SE NÃO SABEM DE NADA, NÃO DEFENDAM, CALEM A BOCA E INVESTIGUEM!!!
    16
    4



  • Raimundo

    Segunda-Feira, 18 de Abril de 2022, 11h05
  • Essa emissora presta um desserviço ao povo brasileiro, aqui em casa eu até exclui da televisão. Se deixar por ela o Brasil vira um lugar de puta, político ladrão, traficantes, maconheiros, adoradores do demônio etc., basta ver o naipe dos artistas que ele promove...
    24
    13



  • marcos

    Segunda-Feira, 18 de Abril de 2022, 10h38
  • BANDIDO BOM É BANDIDO MORTO.......O RESTO É NARRATIVA DA GLOBOLIXO.... TCHAU...!!!
    31
    16



  • Carlos Eduardo

    Segunda-Feira, 18 de Abril de 2022, 10h24
  • Nossa, quanta gente estúpida. Gente totalmente acéfalos. Já ouvi gente falando "bandido bom é bandido morto" Essa bandidagem" e blábláblá. Povo burro demais. tudo seguidor desse otário desse presidente. Quem é bandido? Quem comete crime? Se for por isso, merece todo mundo morrer, que todo mundo já cometeu algum tipo de crime, desde os mais pequenos até alguns bem grande, mas todo mundo já fez alguma coisa de errada. TODOS sem exceção. Não tem que defender esses bandidos PM's não. Eles não são juiz nem carrasco para decidir quem vive e quem morre. São servidores do estado, e estão ali para cumprir o que a lei manda. Uma corja esses bandidos de fardas.
    18
    38



  • Lui

    Segunda-Feira, 18 de Abril de 2022, 10h12
  • Só morreu gente de boa conduta..... A PM fez muitíssimo bem a sociedade, tirando de circulação toda essa bandidagem. Mas sempre vai ter uns defendendo essa corja de bandidos. Enquanto isso nós trabalhadores ficamos reféns.
    30
    15



  • DELCIO

    Segunda-Feira, 18 de Abril de 2022, 09h40
  • Policia pra ter autoridade e respeito da sociedade precisa dar o exemplo...e o exemplo se faz ao cumprir a lei...a arma do Policial é para se defender de bandido, num confronto justo, não armando emboscada para simular um confronto...simular confronto é coisa de bandido...Tenho certeza que a maioria dos Guerreiros da Policia Militar não compactuam com isso.
    34
    13



  • The Contender

    Segunda-Feira, 18 de Abril de 2022, 09h08
  • Coitadinho desses vermes que morreram , já fui assaltado sem muito bem o que é ter uma arma na cara , então parabéns a polícia, fez o certo..
    37
    23



  • Carlos Eduardo

    Segunda-Feira, 18 de Abril de 2022, 09h06
  • Bom, agora resta prender esses criminosos da PM, né. Ou seria mais interessante a família dos executados armar uma emboscada e executar os PM's? Fica a questão. Jé que voltamos a era da pré história, com esses bossais no comando, devemos voltar ao "olho por olho, dente por dente!"
    25
    31



  • Da Época de 64.

    Segunda-Feira, 18 de Abril de 2022, 08h53
  • Apareceu um PTista MORTADELAS (SILVIO)para fazer a DEFESA da bandidagem e da GLOBOLIXO.!!!
    31
    25



  • Afonsão

    Segunda-Feira, 18 de Abril de 2022, 08h47
  • Essa globolixo sempre invertendo valores. Essa emissora me enoja, por isso está quebrando.
    30
    25



  • Justiceiro

    Segunda-Feira, 18 de Abril de 2022, 08h39
  • Inocentes foram mortos não. Santos foram mortos. Ali não tinha um bandido, só pais de família honrado.
    13
    24



  • Lucas

    Segunda-Feira, 18 de Abril de 2022, 08h30
  • "Inversão de valores"?....vocês estão de brincadeira....deixa eu perguntar uma coisa ao FOLHAMAX, então a Promotoria de justiça esta mentindo?...O correto é policia se tornar "grupo de extermínio" agora?...Olhem o que diz a matéria, ha inocentes, sem nenhuma passagem pela policia que foram executados...e mesmo que tivesse não é papel da Policia fazer justiça com as próprias mãos.. Vou fazer minhas a palavras do comentário do Silvio, então não precisamos de oficial de justiça, investigadores, Promotores, delegados, advogados?....não precisa mais do Poder judiciários pra julgar?...é triste ver que alguns meios de comunicação de Mato grosso não ter um posicionamento sério e imparcial, coisa que se espera de um imprensa profissional e não tendenciosa. Mas, que bom teve repercussão nacional, é imporatnto todo país saber o que acontece no estado de MT, é isso que importa.
    31
    21



  • CIDADÃO ATENTO

    Segunda-Feira, 18 de Abril de 2022, 08h28
  • Se estivessem na igreja orando e no dia a dia trabalhando honestamente, não estariam na vala. Desde criança ouço que a escolha pelo crime só tem dois caminhos: a cadeia ou o caixão. O cidadão de bem está com a Polícia Militar. Essa bandidagem põe o terror sem dó.
    28
    16



  • Dejanira Resende

    Segunda-Feira, 18 de Abril de 2022, 08h12
  • leva pra casa silvio!
    31
    12



  • Baixou o preço?

    Segunda-Feira, 18 de Abril de 2022, 08h00
  • Ué, baixou o preço? Em outra matéria aqui, diziam que o x-9 recebia 7.000 reais pelo serviço, agora baixou para 700 reais? Olha a mentira aí! Mas engraçado é o depoimento do pai de um dos vagabundos: "Ele não cometeu crime, ele só ia assaltar!" Que bom que cortaram o mal pela raíz! PARABÉNS A PM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    27
    13



  • Silvio marmita de bandido

    Segunda-Feira, 18 de Abril de 2022, 07h57
  • Se fosse meu filho no meio desses executados eu agradeceria a PM, porque SEM EXCEÇÃO todos que foram mortos possuíam passagens criminais e eram considerados bandidos de alta periculosidade. Todos estavam indo direcionados para cometer crimes e matar trabalhadores, independente do suposto assalto que iam cometer ter sido forjado pelo delator ou não. PARABÉNS A PM E PAU NO CU DE MP, PJC, REDE GLOBO-ESGOTO E QUEM MAIS QUEIRA DEFENDER VAGABUNDO!
    24
    19



  • Maedina

    Segunda-Feira, 18 de Abril de 2022, 07h49
  • Para o nosso Mato Grosso. I. S. S. O?É. U. M. A. V. E. R. G. O. N. H. A. Cadê o Governo. com a PALAVRA fala meu. L. O. R. O
    19
    10



  • Pantaneiro cuiabano

    Segunda-Feira, 18 de Abril de 2022, 07h37
  • Mas se o Fantástico sabia que o pobrezinho era inocente porque não avisou a policia ou o MP? Este jornaleco é uma piada mesmo. Ainda bem que não vejo uma porcaria destas.
    23
    15



  • Daniel

    Segunda-Feira, 18 de Abril de 2022, 07h33
  • Sr. Silvio, acho que a pergunta precisa ser diferente. E se fosse o Sr. e a sua família que tivesse sido vítimas desses "inocentes", qual seria a sua reação? O Sr. iria pensar na família deles? Se fossem uma família séria iriam denuncia o próprio filho, irmão, sejam lá que for. Mas são coniventes, pois aceitam que os seus chegam em casa com roupas novas e cara, tênis caro, motos, carros, mesmo não tendo a mínima condições de comprar. Não desejo que polícias matem como justiceiros, mas se existiam "inocentes" andando com pessoas armadas e bandidos, pagou por confiar demais nos "amigos".
    19
    11



  • LUIZ

    Segunda-Feira, 18 de Abril de 2022, 07h28
  • Senhores, não podemos compactuar com PM decidindo quem deve ser morto ou não; à primera vista pode parecer justiça contra bandidos, mas historicamente se sabe que quando uma polícia estatal decide fazer justiça, eles viram os bandidos em pouco tempo- passando a se comportar como juizes em várias situações- extrapolando para além da bandidagem, podendo vitimar pessoas inocentes em várias situações absurdas; o MP tem que agir e a PM gtem que fazer o seu papel dentro do limite da lei.
    22
    13



  • antonio

    Segunda-Feira, 18 de Abril de 2022, 07h20
  • O tempo da inquisição acabou a muito tempo. Nesse tempo medieval alguém falava e a pessoa era executada. Pra isso as constituições evoluíram para o devido processo legal, juízo competente para a ação, apelação, transito em julgado. Não temos pena de morte , então a pena máxima é a reclusão de 30 anos. Se a polícia atua fora dos mandamentos legais ela é tão bandida quanto os bandidos.
    16
    16



  • Rafa

    Segunda-Feira, 18 de Abril de 2022, 07h08
  • A globolixo sendo LIXO e bola pra frente.
    19
    17



  • antonio

    Segunda-Feira, 18 de Abril de 2022, 07h07
  • Quem precisa de bandido com uma policia dessa.
    12
    17



  • Felipe

    Segunda-Feira, 18 de Abril de 2022, 07h02
  • Inversão de valores ? Esses PMs são tão bandidos quanto os que eles estavam executando, todos tem que ser punidos e exonerados do serviço público retirados da ruas.
    17
    20



  • Flavio

    Segunda-Feira, 18 de Abril de 2022, 06h51
  • Sílvio me desculpa,se vc ou seu filho como vc disse aí estivessem nós carros com armas e amigos com longas fichas criminais vc também não seria santo jovem, acorda são todos criminosos e com muitas passagens pela polícia.
    18
    12



  • Marcos Justos

    Segunda-Feira, 18 de Abril de 2022, 06h46
  • Meu pai sempre me disse "Boi branco anda com boi branco". Tem o velho ditado " Diga com quem tu andas, que direis quem tu és". Se algum inocente morreu, como disse à reportagem, com certeza era porque estava andando com Bandido, está claro "alguns". Parabéns a Gloriosa PM de MT, a sociedade de bem agradece.
    20
    9



  • Alex

    Segunda-Feira, 18 de Abril de 2022, 06h21
  • Tá na cara que foi execução!!! Policiais com esse tipo de conduta não representam a gloriosa justiça militar de MT! Ser caveira é ter combate à altura, não somente de um lado só!
    16
    16



  • José Afonso (Professor Aposentado)

    Segunda-Feira, 18 de Abril de 2022, 03h42
  • Biblico: desde CRISTO o x9 informante já é JUDÁ ninguém nem CRIMINOSO gosta de X9. Piorou PROMOTOR e essa GLOBO Pior que esse FATO durou passou muito tempo Pra vinr ser Publicado agora VÉSPERA ELEITORAL.
    37
    24



  • Silvio

    Segunda-Feira, 18 de Abril de 2022, 00h01
  • INVERSÃO OU ELES SABEM MAIS QUE a GENTE? Uma coisa é certa. Bandidos ou não, foram executados, Como se a justiça não existisse, agora lhe pergunto, e se fosse seu filho, no meio desses assassinados?????? Então não precisa mais de investigadores, escrivães, delegados, oficiais de justiça de policiais militares, de promotor de juiz de advogado de nada?
    61
    67











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet