Cidades Sexta-Feira, 28 de Março de 2014, 08h:40 | Atualizado:

Sexta-Feira, 28 de Março de 2014, 08h:40 | Atualizado:

Notícia

FIEMT realizará projeto nacional Associa Indústria

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Fortalecer o associativismo entre as micro e pequenas empresas para aumentar a competitividade industrial. Este é o intuito da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt) ao realizar no Estado o projeto “Associa Indústria", idealizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A partir de abril, os empresários do setor poderão participar de cursos com informações práticas sobre temáticas que impactam diretamente a competitividade no mercado, como tributos, energia elétrica, relações do trabalho e meio ambiente. 

Em Mato Grosso, as cidades de Alta Floresta, Rondonópolis, Colniza, Cuiabá, Primavera do Leste e Guarantã do Norte receberão cursos disponibilizados pelo “Associa Indústria”, como, por exemplo: ‘Como pagar menos tributos?’, ‘Como atender a fiscalização do trabalho?’, ‘Como reduzir sua tarifa de energia elétrica?’, ‘Como prevenir problemas ambientais?’ e ‘Como evitar problemas trabalhistas?’. Todos os cursos serão gratuitos para as empresas associadas a um dos sindicatos patronais filiados ao Sistema Fiemt e terão carga horária entre 4h e 8h.

“Fortalecer a indústria é algo imprescindível para que a economia de Mato Grosso cresça. Por meio do Associa Indústria, pretendemos capacitar os empresários em temas que interferem diretamente na capacidade de competir do mercado e, principalmente, afetam o ambiente de negócios do setor. Temos que trabalhar em conjunto, fortalecer o associativismo do setor industrial, para atingirmos maior competitividade”, disse o presidente do Sistema Fiemt Jandir Milan. 

Com a moderação de um empresário nacional, ainda será realizado no Estado o ‘Diálogo sobre a Competitividade’ para discutir os desafios para a competitividade das empresas. Outra novidade do projeto é o ‘Intercâmbio de Lideranças Setoriais’, que vai debater assuntos referentes à negociação coletiva, oferta de serviços, defesa de interesses e gestão sindical dos setores. Ao longo deste ano e de 2015, a CNI e o Sebrae investirão até R$ 14,50 milhões no projeto para disponibilizar 1.525 iniciativas para 53.500 participantes.

O projeto integra o Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) da CNI e desenvolvido pelas Federações das Indústrias de todo o Brasil. Em 2013, a Fiemt foi destaque nacional nas ações desenvolvidas para fortalecimento dos sindicatos patronais, com participações do presidente do Simno, Roberto Rios, em mesas-redondas pelo país e no Encontro Nacional da Indústria (ENAI) 2013, além da ampla divulgação jornalística do projeto no Estado. Nacionalmente, a CNI investiu R$ 38,1 milhões em atividades relacionadas ao programa entre 2007 e 2013.

Avança Sindicato

Em 2014 também será executado pela FIEMT o projeto do PDA “Avança Sindicato”. Serão realizadas ações direcionadas para os presidentes e dirigentes dos sindicatos patronais que atuam de maneira mais estratégica e, também, para os executivos que atuam na gestão diária do sindicato. O projeto tem como objetivos: Orientar e prover ferramentas para estruturação, planejamento e gestão dos sindicatos; Desenvolver nos líderes e executivos de sindicatos competências necessárias para uma gestão sindical eficiente; Aprimorar a comunicação e o relacionamento do sindicato com a base empresarial; Apoiar projetos inovadores para a promoção do associativismo, elaborados pelas Federações.

 





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia






Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet