Cidades Segunda-Feira, 28 de Julho de 2025, 16h:08 | Atualizado:

Segunda-Feira, 28 de Julho de 2025, 16h:08 | Atualizado:

SENSIBILIZAÇÃO

Fim da mostra reforça a importância da presença negra nas ciências

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

mostra de mulheres negras.jpg

 

Em um importante passo para a promoção da equidade étnico-racial, a "Mostra Mulheres Negras nas Ciências" concluiu suas atividades no Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, celebrado em 25 de julho. Durante a semana, a exposição sobre a trajetória de 16 cientistas negras foi realizada na Procuradoria-Geral de Justiça e na Sede das Promotorias de Justiça de Cuiabá. A ação foi resultado de uma parceria entre o Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho – Vida Plena e o Projeto de Extensão “Mulheres nas Ciências”, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). 

Por meio de banners, a iniciativa apresentou as trajetórias de mulheres negras que, com seu trabalho científico e tecnológico, romperam barreiras e contribuíram significativamente para a sociedade. O objetivo foi ampliar a discussão sobre o tema dentro da instituição, promovendo a sensibilização e incentivando à reflexão coletiva. 

A exposição gerou um impacto positivo entre os visitantes. Fabiana Natália dos Santos Dias, chefe do Departamento de Gestão de Pessoas do MPMT, destacou a relevância da mostra "A experiência de conhecer o desenvolvimento das mulheres nos primórdios da ciência como agora me auxiliou a entender que esse caminho ele foi trilhado com muito esforço e em toda história que eu ouvia eu via a presença da mulher como uma guerreira, batalhadora e que viu na ciência um caminho para melhorar e vencer na vida." 

Apesar do encerramento da exposição, o debate sobre equidade racial e diversidade dentro da instituição continua.  Nos dias 19 e 26 de agosto, o grupo de trabalho étnico-racial do Vida Plena promove encontros virtuais para discutir o tema, ouvir demandas dos integrantes do MPMT e contribuir com a construção da Política Institucional voltada à promoção da igualdade racial e étnica. 

Aberto a membros, servidores, estagiários, residentes e terceirizados, o grupo é parte de um esforço para tornar o ambiente institucional mais inclusivo e representativo. “É um convite à construção coletiva de uma política que não fique apenas no papel, mas que resulte em ações concretas no cotidiano de trabalho”, reforça a equipe do Vida Plena. 

Projeto de Extensão “Mulheres nas Ciências” - No dia 3 de setembro, o Projeto de extensão estará presente na 1ª Feira Cores da Ciência e da Cultura Dona Ivone Lara na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). 





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet