O Batalhão Ambiental da Polícia Militar foi mobilizado, no domingo (24), para uma busca inusitada em um condomínio numa área verde em Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá. Uma onça parda foi vista circulando pelo local e chegou a ser procurada pelo helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer). Segundo a PM, o animal foi visto pelos vigias do condomínio que acionaram as forças de segurança.
Militares do batalhão ambiental fizeram buscas terrestres pelo condomínio em parceria com integrantes do Corpo de Bombeiros. A aeronave do Ciopaer também foi acionada para auxiliar na busca pelo animal.
A onça, entretanto, não foi encontrada. “Apelidado” também de suçuarana, puma, onça-vermelha e leão-baio, o animal tem se aproximado cada vez mais dos centros urbanos por conta da expansão das cidades.
Atrás apenas da onça-pintada, o segundo maior felino da Mata Atlântica surpreende pelo contraste entre a coloração marrom e os olhos claros. A onça-parda (Puma concolor) pode alcançar até 1,20 metro e pesar mais de 70 kg.
A alimentação dela é variada podendo predar diversos mamíferos menores e até alguns répteis. Por conta dessa diversidade, é considerada, entre os felinos, a predadora que consegue o alimento com maior eficiência ao atacar a presa.
Apesar de animais terrestres, é com muita agilidade que a onça-parda escala árvores para descansar e se proteger. Conhecido como um dos melhores felinos saltadores, a espécie consegue pular de alturas de 15 metros do chão e até seis metros de extensão.
Paty
Segunda-Feira, 25 de Fevereiro de 2019, 19h17RUFA
Segunda-Feira, 25 de Fevereiro de 2019, 17h04Cleidiane Araujo
Segunda-Feira, 25 de Fevereiro de 2019, 16h56RENATTUS
Segunda-Feira, 25 de Fevereiro de 2019, 14h34Rog?rio
Segunda-Feira, 25 de Fevereiro de 2019, 14h19