Imagens de um grande vazamento de esgoto na rua Conselheiro Dr Ênio Vieira que escorre até a avenida do CPA em Cuiabá tem circulado nas redes sociais. O registro foi feito pelo humorista Boia Cuiabano, que passa pelo local com frequência e filmou a precariedade da via.
No vídeo é possível ver a cor escurecida dos dejetos rumo à avenida e permanece acumulado em buracos e no meio fio por dias. Além disso, o líquido escorre até ponto de ônibus próximo ao local, causando mau cheiro e transtornos aos passageiros e pessoas que circulam pela região.
Em conversa com a reportagem, o humorista afirmou que passa todos os dias pelo local para fazer entregas e que a situação não é recente.
"Eu passo ali todo o dia porque eu faço entregas, mas tem hora que eu tento evitar, porque é muito fedido. O esgoto vai na perna e se você passa devagar aí vem uns carros e é perigoso atropelar a gente. Se você passa correndo, joga isso na gente e o carro que tá na frente também joga aquele sereninho quando passa naquela água e vem tudo no peito da gente, na cara da gente", conta.
Além do vazamento de esgoto, na mesma rua estão outros problemas crônicos que persistem.
No mês de março, por conta de um bueiro sem tampa que fica na esquina da Rua Acorizal com a Rua Conselheiro Dr Ênio Vieira, coincidentemente dois ônibus da Saúde de municípios do interior caíram e ficaram com roda presa no buraco da via por horas. Situação causou atraso na viagem de volta de pacientes estavam em consultas médicas na Capital.
A primeira vez foi no dia 7 de março, quando um ônibus da saúde de Campo Novo do Parecis (396 km a noroeste de Cuiabá) caiu no local. Já a segunda foi um ônibus do município de Sorriso (420 km de Cuiabá) que caiu no mesmo buraco. Nas duas situações, além da demora para o retorno dos pacientes às suas cidades de origem, o trânsito na região ficou afetado com o bloqueio parcial da via.
Esta semana, populares colocaram de forma improvisada uma haste de madeira com um caixote de isopor para sinalizar o local e de alguma forma evitar novas quedas e transtornos de trânsito na região.
Procurada pela reportagem sobre previsão de reparos no local onde havia o vazamento de esgoto, a Secretaria Municipal de Obras Públicas informou que a demanda está na programação de serviço das equipes e que uma empresa que faz remoção de entulhos em uma obra predial quebrou as manilhas que haviam sido trocadas no mês de março no local. Além disso, moradores estariam fazendo descarte incorreto de dejetos.
Confira na íntegra:
Sobre a situação da rede de esgoto na rua Dr. Ênio Vieira/Av. do CPA, a Secretaria Municipal de Obras Públicas esclarece que:
- A demanda está novamente na programação de serviços das equipes;
- No final de março foi realizada a troca de manilhas do local;
- Dias depois, a empresa que faz a remoção dos entulhos de uma obra predial na via quebrou as manilhas;
- Trata-se de uma rede de esgoto antiga em que alguns moradores não fizeram a ligação para o descarte correto dos dejetos da residência direto na rede;
- Reforça que à medida que a companhia de saneamento básico de um município finaliza as obras de implantação e disponibiliza a conexão à rede pública de esgotamento sanitário, é de responsabilidade dos usuários providenciar a ligação.
Clairton Luna de oliveira
Sábado, 13 de Abril de 2024, 09h20Pedro Neves
Quinta-Feira, 11 de Abril de 2024, 20h23