O titular da Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Várzea Grande, engenheiro Tarciso Bassan, disse hoje que a retirada de invasores de parte dos imóveis do Residencial Jacarandá (composto por 911 casas) é atribuição dos legítimos proprietários, não da Pasta pela qual responde. Segundo Bassan, algumas invasões foram constatadas pelas equipes de fiscalização da Superintendência de Políticas Habitacionais, vinculada à secretaria. As invasões, explicou, têm ocorrido pelo fato de que dezenas de contemplados no Programa Minha Casa, Minha Vida não providenciaram a mudança em tempo hábil, uma das normativas do programa.
"Cabe aos novos proprietários se mobilizarem para retirar quem invadiu seu imóvel. A casa agora é de responsabilidade deles, propriedade particular, não da Prefeitura" - observou o secretário. Também relembrou os vários alertas feitos a respeito disso, força-tarefa conjunta desempenhada pelas Secretarias de Desenvolvimento Urbano/Assistência Social e Defesa Civil.
"O objetivo das equipes de fiscalização do município foi forçar a mudança, justamente para não oportunizar invasões. Infelizmente, já prevíamos que isto pudesse vir a acontecer, caso os imóveis permanecessem desocupados após 30 dias da entrega das chaves do residencial. Fatos que gerou revolta por parte daqueles que não foram contemplados. Aí, simplesmente decidiram invadir".
Bassan também informou que os Residenciais São Benedito (1.290 casas) e Jequitibá (435) estão praticamente concluídos e serão entregues até o final de 2014, juntamente com o Colina Douradas. No caso do São Benedito, a primeira listagem dos pré-inscritos já foi encaminhada para o Banco do Brasil. Paralelamente, as visitas aos inscritos nessa relação prosseguem, para constatação de que os candidatos se enquadram efetivamente nos requisitos básicos do programa (MCMV).
Prosseguem pré-inscrições - Para quem retirou sua senha durante o período oficial de campanha do Minha Casa, Minha Vida em Várzea Grande (janeiro/2014), a Superintendência de Políticas Habitacionais da Secretaria de Desenvolvimento Urbano anunciou hoje que realizará a pré-inscrição até julho próximo. A coordenadora Marina Eliza calcula que mais de cinco mil pessoas já se inscreveram. "Distribuímos mais de 18 mil senhas. Os grupos têm vindo aqui diariamente; pessoas que sonham em ter um teto próprio".
vanessa aparecida de oliveira
Sexta-Feira, 13 de Junho de 2014, 19h34