Cidades Sexta-Feira, 07 de Março de 2025, 14h:15 | Atualizado:

Sexta-Feira, 07 de Março de 2025, 14h:15 | Atualizado:

LARANJA PODRE

Justiça manda prender coronel por desviar combustível na PM em MT

O militar foi condenado a 8 anos de prisão por peculato e corrupção passiva

DIEGO FREDERICI
Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

juiz Moacir Tortato.jpeg

 

O juiz da 11ª Vara Criminal Militar de Cuiabá, Moacir Rogério Tortato, mandou prender o tenente-coronel da Polícia Militar, que está na reserva, Ardonil Manoel Gonzales Junior, condenado a 8 anos e 1 mês de prisão por peculato e corrupção passiva. Entre os anos de 2006 e 2008, quando comandava a PM em Pontes e Lacerda (443 Km de Cuiabá), Ardonil foi responsável por desvios de combustíveis, utilização de viaturas para “escolta particular".

Em decisão da última quarta-feira (5) o juiz determinou o cumprimento da pena de Ardonil Manoel Gonzales Junior, em regime inicial fechado. Moacir Rogério Tortato expediu ainda a guia de sentença do também tenente-coronel Fernando Schulz Galvão, que pegou 3 anos e 7 meses de prisão em regime aberto. Ao lado de Ardonil, ele teria utilizado armas de fogo da PM sem autorização durante um “churrasco”.

“Expeça-se guia definitiva do réu Fernando, bem como, as comunicações de praxe. Tendo em conta o regime inicial de Ardonil, expeça-se mandado de prisão em seu desfavor e, após a prisão, o executivo de pena. Para tanto, encaminhe-se o mandado de prisão à Polinter e ao Comando da Polícia Militar com vistas a proceder à efetiva captura do réu Ardonil”, determinou o magistrado.

A denúncia revela que antes de passar à reserva, em 2010, Ardonil comandava os esquemas ilícitos por meio de aquisições de notas frias de postos de combustíveis, além de “escolta remunerada” de funcionários, malotes bancários e aeronaves utilizando viaturas policiais. Parte dos recursos obtidos ilicitamente eram utilizados para “orgias sexuais” na 16ª Companhia da Polícia de Pontes e Lacerda.

Em 2016, Ardonil Manoel Gonzales Júnior foi agraciado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) com o título de “Cidadão Mato-Grossense”, proposta do então deputado estadual Baiano Filho, que parabenizou o PM pela “imensa contribuição como esposo, pai, advogado, professor universitário, policial militar”.

Na PM, o tenente-coronel da reserva recebeu as medalhas de “Honra ao Mérito (comportamento excepcional)”, “Ramos de Queiros Prata (dedicação intelectual - 1º lugar da turma)” e “Homens do Mato (destaque PMMT)”.





Postar um novo comentário





Comentários (8)

  • KID BENGALA

    Sexta-Feira, 07 de Março de 2025, 19h36
  • CUIABÁ., ELE INFELIZMENTE JÁ ESTÁ NA RESERVA. NO MÁXIMO ESSA PENA. BONS ANTECEDENTE, RESIDENCIA FIXA, RÉU PRIMÁRIO, EM SEIS MESES ESTÁ EM CASA CURTINDO UM MÍSERO SALÁRIO DE APOSENTADORIA DE 30 a 40.000,00 POR MÊS. SÓ ISSO,
    0
    1



  • INDIGNADO

    Sexta-Feira, 07 de Março de 2025, 17h27
  • Essa galerinha com toda essa ficha podre, condenação e tudo mais, ainda continua recebendo um gordo salário. E ainda tem deputado que entrega as chaves da cidade pra eles. Dificil esse país dar certo.
    7
    2



  • Direckt in München/Deustsland

    Sexta-Feira, 07 de Março de 2025, 16h41
  • Fico imaginando como em Mato Grosso tem corruPTos!! Meu Deus!!! Como o EX PRESIDIÁRIO CONDENADO em TREIS INSTÂNCIAS a 25 ANIS DE PRISÃO, o LULADRÄO CACHACEIRO fez e continua "fazendo escolas"!!!! Em um país que não existem LEIS, aliás, não existem para a EXTREMA ESQUERDA LULISTAS, é tudo normal.
    6
    4



  • Marcos

    Sexta-Feira, 07 de Março de 2025, 15h21
  • A corrupção anda solta na PM do MM.
    16
    2



  • Cuiaba

    Sexta-Feira, 07 de Março de 2025, 15h04
  • Uai.....esse cara não foi demitido????
    17
    0



  • Mauricio

    Sexta-Feira, 07 de Março de 2025, 15h03
  • Caiu por terra a tese de alguns defendendo que se os soldados/sargentos da Rotan envolvidos no homicídio do advogado Renato Nery ganhassem mais não seriam corrompidos para esse tipo de crime. Esta aí, o sujeito coronel, soldo razoavelmente bom para a patente, solapando combustível. Conclusão: não é questão de maior soldo (salário); é questão de caráter.
    16
    1



  • Wanderley

    Sexta-Feira, 07 de Março de 2025, 14h43
  • Nenhum deles foi exonerado?
    13
    0



  • Bafo de Bode

    Sexta-Feira, 07 de Março de 2025, 14h28
  • Vai vendo aí, esse é mais um dessa turma Deus, Pátria e Família. Estou só esperando para ver o que o governador vai falar.... tolerância zero para o crime, só que não.
    37
    18











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet