A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), deu início nesta segunda-feira (21) a mais uma força-tarefa de limpeza urbana, desta vez no bairro Verdão. A ação inclui uma série de serviços de manutenção e zeladoria, além da remoção de um grande bolsão de lixo acumulado de forma irregular, que resultou na retirada de 40 toneladas de resíduos. A ação segue durante a semana com limpeza das ruas e avenidas. Os trabalhos serão concluídos nesta quarta-feira (23)
Para garantir agilidade e eficácia nos trabalhos, a operação contou com o suporte de maquinário pesado, como retroescavadeiras hidráulicas, caminhões caçamba e tratores articulados. O cronograma de serviços contempla atividades como capinação, roçagem, varrição, pintura de meio-fio e reparos na iluminação pública.
Outro foco da operação é o enfrentamento ao descarte ilegal de lixo e à proliferação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika. Durante a ação, materiais como pneus, latas e plásticos, que podem acumular água parada, também foram recolhidos pelas equipes.
A área no bairro já vinha sendo monitorada pela Limpurb, que identificou pontos críticos de descarte clandestino e notificou responsáveis flagrados jogando entulho de forma inadequada. A prática é proibida pela Lei Complementar nº 4/1992, e as multas para quem descumpre a norma variam entre R$ 818,90 e R$ 2.807,03, podendo ser ainda maiores, conforme o dano ambiental causado.
Os serviços realizados incluem varrição, roçagem, capinagem, pintura de meio-fio e manutenção da iluminação pública. Para isso, a operação conta com o apoio de maquinários como retroescavadeiras hidráulicas, tratores, caminhões tipo bobcat e caçambas.
Durante o mutirão, os moradores têm a oportunidade de descartar corretamente móveis velhos, eletrodomésticos e outros objetos inservíveis. No entanto, a Limpurb ressalta que não são recolhidos materiais perigosos, como pilhas, baterias, vidros quebrados, restos de poda ou resíduos que devem ser levados aos ecopontos.
Além do bairro Verdão, os serviços de zeladoria também estão em andamento em outros pontos da cidade, como o Centro de Zoonoses, a EMEB Ranulpho Paes de Barros, a Unidade Básica de Saúde do Residencial Ilza Terezinha, a Avenida Coronel Escolástico, Praça do Bosque da Saúde, Avenida XV de Novembro, além de varrição nos bairros Despraiado, Primeiro de Março, Jamil Nadaf e Jardim das Américas. Também estão sendo eliminados bolsões de lixo nos bairros Três Poderes, Mãe Bonifácia, no Ecoponto do CPA III e no miniestádio da mesma região.