O encerramento da 34ª Semana Jurídica do Curso de Direito da UNIC Beira Rio, realizado nesta quarta-feira,(26) contou com a participação de cerca de 200 acadêmicos de todos os semestres e diversos juristas, no auditório da OAB em Cuiabá. E dois magistrados compuseram o dispositivo de honra. O juiz auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Túlio Dualibi Alves e a juíza Amini Haddad Campos, palestrante da noite, com o tema “integralidade Sistêmica e Precedentes’. Na ocasião também foi lançado o livro ‘’Vulnerabilidades e Direitos’’, de autoria dela.
‘’Iniciativas como essa são necessárias. Trazer diálogos públicos relevantes para a comunidade, com temas emblemáticos para o Direito. E sobre o livro a obra é, de fato, em homenagem à ministra Rosa Weber, que é um grande exemplo do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça. E o enfoque trabalha Vulnerabilidades Sociais justamente porque foi esse o tema de gestão da ministra’, afirmou a juiza Amini.
Já o juiz Túlio Dualibi, que estava representando a Presidente do TJMT, desembargadora Claudino da Silva, reforçou a relevância do aspecto acadêmico de toda a programação, que ao longo de uma semana, trouxe temas importantes e atuais para o centro das discussões. Se tornando, também uma grande oportunidade de integração entre a academia e a prática profissional.
“ Nós estamos falando da história de uma universidade que se firmou como referência acadêmica na área do Direito. E a gente tem a felicidade de ter magistrados na nossa instituição que cursaram Direito nessa faculdade e que tiveram esse momento de reviver tudo isso e também de compartilhar aqui com os estudantes a experiência que eles tem’’, destacou o magistrado.
Bianca Borsatto Galera, estudante do 6º semestre de Direto, salientou a riqueza do conteúdo preparado para a semana, por meio de palestras sobre diversos ramos do Direito. “Foram discutidos temas relacionados ao meio ambiente, à violência contra a mulher, o direito administrativo. Enfim, uma gama de temas pertinentes pra nós que estamos em formação, para os egressos da universidade e para os futuros profissionais”, lembrou a estudante.