Cidades Terça-Feira, 15 de Junho de 2021, 15h:53 | Atualizado:

Terça-Feira, 15 de Junho de 2021, 15h:53 | Atualizado:

Notícia

MP e Seduc farão coleta de dados para gerenciamento educacional

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) e a Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) firmaram Termo de Cooperação Técnica para coletar dados de um software de gerenciamento educacional, com o objetivo de auxiliar o trabalho das Promotorias de Justiça que atuam nas áreas da Educação, Cidadania, Infância e Juventude, bem como da Probidade Administrativa

Por meio desta parceria, o Ministério Público terá acesso ao Sistema Integrado de Gestão Educacional (Sigeduca) e ao Sistema Siga-BI. O Sigeduca visa facilitar as atividades administrativas da escola e suas operacionalidades, permitindo o controle da vida escolar do aluno, da vida funcional de professores e funcionários, garantindo assim um melhor gerenciamento acadêmico.

A partir de 2008 as escolas públicas estaduais de Mato Grosso passaram por uma grande mudança tecnológica com a implantação do Sigeduca. Atualmente ele é composto por sete módulos, cada um com função específica interagindo entre si, sendo os seguintes: GPE – Gestão de Pessoa, GFO – Gestão de Formação, GER – Gerencial, GPO – Gestão de Planejamento e Orçamento, GEE – Gestão de Estrutura Escolar, GAD – Gestão Administrativa e o GED – Gestão Educacional. Ou seja, dentro do sistema está toda a “vida educacional” das escolas públicas do Estado.

“Esse termo de cooperação é de suma importância para nossa atuação ministerial. Teremos acesso a esse sistema para buscar todos os dados envolvendo o aluno. Vamos saber onde ele está, qual escola frequenta, se frequenta corretamente, qual o nome dos pais desse aluno, quantos alunos há por turma e naquela escola, como os recursos daquele estabelecimento de ensino são usados, enfim, são informações importantíssimas para fiscalizarmos a oferta do ensino nas escolas da rede pública de Mato Grosso”, destacou o promotor de Justiça Miguel Slhessarenko Júnior, do Núcleo de Defesa da Cidadania de Cuiabá e coordenador do Centro de Apoio Operacional (CAO) da Educação do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT).

Capacitação – Para que Promotores de Justiça e servidores do MPMT possam ter conhecimento de como acessar a plataforma do Sigeduca será realizado um curso online. A capacitação, a ser ministrada pela Seduc, acontecerá entre os dias 16 de junho e 07 de julho.

“Nesse primeiro momento vamos fazer um curso com os servidores do CAO Educação, CAO da Infância e Juventude e alguns servidores da Promotoria da Infância. Em um segundo momento, vamos elaborar uma espécie de tutorial, um modelo simplificado, ensinando os promotores de Justiça e servidores que atuam nas promotorias de interesse a ter acesso aos dados que o sistema disponibiliza e que são de grande importância para a realização do nosso trabalho”, finalizou o promotor Miguel Slhessarenko Júnior.

 

 





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet