A Prefeitura de Várzea Grande lançou edital de licitação para selecionar pessoas físicas que irão explorar o serviço público de transporte de passageiro por táxi no município. O edital contendo todas as instruções está disponível no Jornal Oficial dos Municípios que circulou na quarta-feira (2). A seleção acontecerá em duas etapas.
O edital com todas as regras também está disponível e afixado na sede da Superintendência de Trânsito e Transporte de Várzea Grande (STU-VG), na Avenida Gonçalo Botelho de Campos, 2555, Cristo Rei, Várzea Grande, do horário das 08h às 12h e das 14h às 18h. Serão 57 novos motoristas que receberão as permissões para circular com o serviço de táxi, já incluídas a reserva de 5% aos candidatos portadores de deficiência, o que corresponde a 3 vagas. A Superintendência de Trânsito e Transporte de Várzea Grande afirma que é necessária a expansão da frota por conta da proximidade com a Copa do Mundo.
Conforme apurado nos bastidores, o Ministério Público Estadual (MPE) já recebeu denúncias anônimas de que existe a suspeita de direcionamento na emissão do Termo de Permissão para atender a interesses de políticos e empresários de Várzea Grande. Alguns vereadores da base aliada do prefeito Wallace Guimarães (PMDB) indicariam "laranjas" que ganhariam a exploração do serviço.
A inscrição dos candidatos pode ser feita nos próximos 5 dias úteis no horário das 08h às 12h e das 14h às 18h na sede da Superintendência de Trânsito e Transporte de Várzea Grande (STU-VG), na avenida Gonçalo Botelho de Campos, 2555, bairro Cristo Rei/VG. A licitação é dividida em duas etapas.
A primeira servirá para apresentação de documentos exigidos pelo município como a obrigatoriedade de que os veículos tenham 4 ou 5 portas portas com com capacidade mínima de passageiros e máxima de 7 com 6 anos de fabricação com cor padrão branca original de fábrica. A segunda etapa será uma prova realizada no dia 27 de abril com os candidatos aptos. A avaliação vai ter 50 questões objetivas e servirá para testar conhecimentos gerais, o que engloba aspectos históricos, geográficos e culturais de Várzea Grande, português básico, matemática básica, língua inglesa, língua espanhola.
Ainda haverá avaliação de conhecimento específico. Serão 30 questões divididas em conhecimentos especifico, Legislação sobre trânsito, Direção defensiva, primeiros socorros, sinalização de tráfego, identificação e localização de ruas e logradouros do município e mecânica e elétrica de veículo.
Confira os pontos de táxi que serão explorados em Várzea Grande
a)Ponto 01 – Aeroporto Marechal Rondon- 05 (cinco) permissões
b)Ponto 06 – Rodoviária (Av. Julio Campos) - 09 (nove) permissões
c)Ponto 07 – Trevo do Lagarto - 02 (duas) permissões
d)Ponto 14 – Prefeitura Municipal - 03 (três) permissões
e)Ponto 27- Postão (antigo Hospital São Francisco) - 03 (três)
permissões
f)Ponto 29 – Praça do bairro Santa Izabel – 03 (três) permissões
g)Ponto 30 – Praça do bairro Jardim Imperial – 03 (três) permissões
h)Ponto 31 – Supermercado Bom Gosto, bairro São Mateus – 03 (três)
permissões
i)Ponto 32 – Supermercado Assai, bairro Cristo Rei – 04 (quatro)
permissões
j)Ponto 33 – Policlínica Miguel Baracat, bairro 24 de Dezembro – 04
(quatro) permissões
k)Ponto 34 – Praça da Comunidade de Passagem da Conceição – 03
(três) permissões
l)Ponto 35 – Shopping Center Várzea Grande – 15 (quinze)
permissões