27 de Maio de 2020,

Cidades

A | A

Sábado, 28 de Março de 2020, 03h:47 | Atualizado:

MP manda VG atender moradores em situação de risco

A 6ª Promotoria de Justiça Cível da comarca de Várzea Grande notificou a secretária municipal de Assistência Social, Flávia Luiza Coelho de Lannes, recomendando a adoção de medidas de proteção e tratamento de saúde destinadas à população em situação de rua, para prevenir o contágio e a propagação do novo coronavírus. A notificação recomendatória foi expedida na quarta-feira (25) pela promotora de Justiça Audrey Ility.

Foi recomendado ao Município que inclua a “população em situação de rua nos grupos prioritários dos incisos do art. 4º do Decreto Municipal n.º 20/2020, considerando as condições precárias de higiene e alimentação”, bem como a existência de pessoas portadoras de doenças pré-existentes no grupo, principalmente as que comprometam o sistema respiratório.

Conforme o documento, a Secretaria de Assistência Social deve ainda abrigar essa população em imóveis públicos ou privados, respeitando as determinações de lotação e distanciamento, em caráter urgente e imediato, além de providenciar-lhes vestimentas, alimentação e itens de higiene pessoal adequados. Deve também acompanhar regularmente as pessoas atendidas pelo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua  (Centro POP) enquadradas no grupo de risco da Covid-19.

Por último, a Promotoria recomendou disponibilização imediata de pontos de água potável em todas as praças e logradouros públicos e a garantia de funcionamento dos restaurantes populares em benefício desses cidadãos. 

Atualmente, está em trâmite na 6ª Promotoria de Justiça Cível de Várzea Grande um Procedimento Administrativo com a finalidade de acompanhar e fiscalizar as políticas públicas voltadas à população em situação de rua e, especificamente, a atuação da Comissão para Estudo e Implementação de Unidade de Acolhimento no Município.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

INFORMES PUBLICITÁRIOS

MAIS VÍDEOS