Cidades Terça-Feira, 23 de Janeiro de 2018, 16h:47 | Atualizado:

Terça-Feira, 23 de Janeiro de 2018, 16h:47 | Atualizado:

AÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE

MPE quer derrubar aumento da taxa de limpeza de VG

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

varzeagrande.jpg

 

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio da Procuradoria Geral de Justiça, ingressou com ação questionando a constitucionalidade da Lei Complementar 3.350/2009, que instituiu um novo modelo de definição da Taxa de Limpeza Urbana no município de Várzea Grande. O MPE argumenta que a referida norma ampliou os  serviços utilizados para a base de cálculo da Taxa de Limpeza Urbana e deixou de atender aos requisitos de especificidade e divisibilidade, previstos na Constituição Estadual para a criação de um tributo.

Atualmente, além da coleta, remoção e tratamento ou destinação de lixo ou resíduos provenientes dos imóveis, a base de cálculo da Taxa de Limpeza Urbana no município de Várzea Grande inclui os serviços de varrição de vias, coleta de entulhos, desobstrução do sistema de drenagem e limpeza de córregos. O MPE explica que tais serviços são prestados à coletividade de forma indivisível e não podem ser cobrados mediante taxa.

“Somente é constitucional a taxa cobrada por serviços públicos específicos e divisíveis a serem prestados à sociedade.  Ao estabelecer que a Varrição de vias, coleta de entulhos, desobstrução do sistema de drenagem, limpeza de córregos compõem o fato gerador para a cobrança da Taxa de Limpeza Pública, a norma está nitidamente desobedecendo o que dispõe o artigo 149, II da Constituição do Estado de Mato Grosso”, esclareceu o Subprocurador-geral de Justiça Jurídico e Institucional do MP/MT, Marcelo Ferra de Carvalho.

 





Postar um novo comentário





Comentários (3)

  • Lucas Pedro

    Quarta-Feira, 24 de Janeiro de 2018, 08h58
  • O MPE devia se candidatar nas próximas eleições municipais de Várzea Grande e, se eleito, aí sim, governar a cidade. Pois não é?
    2
    2



  • Cumadre Nhara -do bairro Lixeira

    Terça-Feira, 23 de Janeiro de 2018, 20h48
  • MAIS AINDA SOU MAURO MENDES GOVERNADOR, JAYME CAMPOS, SENADOR 2018 E JÚLIO CAMPOS, DEPUTADO ESTADUAL 2018. ( EU ERA FELIZ E NÃO SÁBIA ) CHEGA DOS ANÃO DE JARDIM, JÁ TIVEMOS UM EM VG, MÉDICO PREFEITO E OUTRO AGORA NO GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO. SÓ CALAMIDADE. QUERO NOSSA URV. E BASTA! !!!!!
    1
    1



  • Povodevg

    Terça-Feira, 23 de Janeiro de 2018, 18h23
  • Uai achei que o douto promotor tivesse mudado de Estado? Até que enfim alguém olhando os desmando do coronel. Pelo menos tomando conhecimento ; se fará alguma coisa é outra coisa!! Kkkkkkk
    7
    7











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet