Cidades Sexta-Feira, 24 de Julho de 2020, 18h:54 | Atualizado:

Sexta-Feira, 24 de Julho de 2020, 18h:54 | Atualizado:

REABERTURA ECONÔMICA

MPE valida decreto de Mauro e defende reabertura do comércio em Cuiabá e VG

Promotor disse que ação por quarentena obrigatória ocorreu porque prefeituras não estavam seguindo orientações do Governo do Estado

LIDIANE MORAES
Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

comercioaberto.jpg

 

Por meio de nota, o promotor Alexandre Guedes afirmou que o decreto do Governo do Estado, que determina a reabertura do comércio em todo Estado, também deve ter validade em Cuiabá e Várzea Grande. Segundo ele, a decisão judicial deixa claro que deve se aplicar em todas as cidades, de acordo com o risco de contaminação, o que está determinado em decreto estadual, inclusive, com suas adaptações.

“A partir do momento em que o Governo do Estado muda as medidas do decreto, a decisão judicial se adapta às novas medidas. É preciso esclarecer que o mérito das decisões de saúde sempre foi da autoridade sanitária”, diz trecho da decisão.

O membro do MPE colocou que a ação protocolada na Justiça, cobrando a quarentena obrigatória nas duas maiores cidades do Estado  surgiu após constatar que as duas cidades não seguiam o determinado em decreto estadual. 

“Em determinados momentos a ação do Ministério Público de Mato Grosso foi necessária em razão da incapacidade de Cuiabá e Várzea Grande estabelecerem medidas uniformes conforme decreto estadual”, assinala a decisão.

Ou seja, pela manifestação do MPE, as duas maiores cidades do Estado poderão seguir o decreto assinado na tarde de hoje pelo governador Mauro Mendes (DEM). O juiz José Luiz Leite Lindote, da Vara de Saúde Pública de Mato Grosso, também deve se manifestar nesta sexta-feira sobre a aplicação imediata, ou não do decreto.

Isso porque, na noite de ontem, Lindote determinou a prorrogação da quarentena obrigatória nas duas maiores cidades do Estado por mais 14 dias.

OPINIÃO DA PGE

A Procuradoria Geral do Estado tem o mesmo entendimento do Ministério Público Estadual. Segundo o órgão, a decisão do juiz José Luiz Leite Lindote prevê que as prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande sigam as “normas ditadas no Decreto Estadual com suas respectivas alterações”.

NOVO DECRETO

Na tarde de hoje, o governador Mauro Mendes assinou decreto determinando a reabertura das atividades não essenciais em todo Estado. Segundo ele, os estabelecimentos podem reabrir com no máximo 70% da capacidade original para se evitar aglomerações que possibilitem a propagação da Covid-19. A medida beneficia diretamente os empresários de bares, restaurantes, shoppings, academias, dentre outros, de Cuiabá e Várzea Grande.

Ao autorizar a reabertura, Mauro Mendes destaca que os mato-grossenses já estão adaptados às novas medidas de combate a doença, sendo que os estabelecimentos terão que cumpri-las integralmente. "Os matogrossenses aderiram aos novos costumes de autproteção e higiene com uso de máscaras, álcool a 70% em gel e distanciamento mínimo entre as pessoas", fundamenta.

ÍNTEGRA DA NOTA DE ALEXANDRE GUEDES

O promotor de Justiça Alexandre de Matos Guedes, titular da 7ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa da Saúde Coletiva de Cuiabá, esclarece que as ações ajuizadas e as decisões judiciais referentes à quarentena obrigatória em Cuiabá e Várzea Grande sempre foram no mesmo sentido: se aplicar nas duas cidades os critérios de risco sanitário do Governo estabelecidos em Decreto. 

A partir do momento em que o Governo do Estado muda as medidas do decreto, a decisão judicial se adapta às novas medidas. É preciso esclarecer que o mérito das decisões de saúde sempre foi da autoridade sanitária. Em determinados momentos a ação do Ministério Público de Mato Grosso foi necessária em razão da incapacidade de Cuiabá e Várzea Grande estabelecerem medidas uniformes conforme decreto estadual.

 

 

 





Postar um novo comentário





Comentários (2)

  • Observador

    Sábado, 25 de Julho de 2020, 08h31
  • Foi só ameaçar reduzir o duodecimo desses ímpios que ai o vírus pode matar! O povo dara a resposta a vocês!
    0
    0



  • Paulo de almeida

    Sexta-Feira, 24 de Julho de 2020, 19h32
  • Esse MPE opinando ou não é a mesma coisa, são uns incompetentes que vivem na teta do governo estadual e municipal.
    2
    0











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet