O governador Mauro Mendes (DEM) disse que o Estado está próximo de adquirir 1,5 milhão de vacinas contra a Covid-19. Ele, porém, não adiantou com qual laboratório está fechando o acordo.
Segundo Mauro, a negociação deve ser concluída até esta sexta-feira. Ele afirmou que estará comunicando o Ministério da Saúde sobre a compra, já que os imunizantes devem compor o plano nacional de imunização e as vacinas não serão destinadas exclusivamente para Mato Grosso.
De acordo com o democrata, o próprio governo federal admitiu que os estados poderiam adquirir vacinas, desde que elas façam parte do plano nacional de imunização. Desta forma, caberá a União fazer a distribuição e ainda ressarcir o Estado pela compra da vacina.
“Vamos comprar esse 1,5 milhão para ser colocado no plano e distribuir para o Brasil inteiro. Mas eles pagam para distribuir vacina para todos os brasileiros”, frisou.
Mauro recordou que Mato Grosso sempre se colocou a disposição para comprar vacinas contra a Covid-19 e buscou negociar diretamente com os laboratórios. Inicialmente, as empresas deixaram claro que negociavam diretamente com o Governo Federal, cenário que se alterou nos últimos dias.
“Sempre dissemos que temos o recurso, temos o dinheiro e estamos bem próximos de concretizar essa negociação, que deve ser fechada entre hoje e amanhã”, concluiu.
Josue
Sexta-Feira, 19 de Fevereiro de 2021, 06h34Dona Sebastiana Arruda
Quinta-Feira, 18 de Fevereiro de 2021, 17h23Patricia
Quinta-Feira, 18 de Fevereiro de 2021, 16h39