04 de Junho de 2020,

Cidades

A | A

Sábado, 23 de Maio de 2020, 19h:48 | Atualizado:

PREVENÇÃO

MT proíbe velórios em casos de Covid


Gazeta Digital

VELORIO-CORONAVIRUS-COVID.jpg

 

Com o aumento dos casos e de mortes por conta da covid-19, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) publicou a portaria 168/2020 sobre como proceder no manuseio de pessoas que morrerem em casas, abrigos e nos hospitais com suspeita e confirmação do novo coronavírus. Para esses casos, o governo do Estado proíbe a realização de velórios, apenas uma cerimônia rápida de sepultamento. 

Nos casos de mortes em hospitais ou confirmadas por entes do Estado, como o Samu, essa verificação deverá acontecer em até 3 horas depois do óbito. Os profissionais que farão a verificação dos óbitos devem usar todos os Equipamentos de Protenção Indivivual (EPI) e ter o cuidado de tapar todos os ofirício da pessoa morta para evitar contaminação de novas pessoas. 

O governo também pede que haja o ensacamento do corpo e a limpeza da parte externa para que seja diminuída a possibilidade de contágio pelo novo coronavírus. 

A portaria estabelece que, em caso de morte, em que não seja por suspeita de covid-19, apesar de não ser recomendado, podem ser realizados em locais abertos, por 4 horas. O velório deve ocorrer com um número reduzido de participantes e que não estejam com sintomas gripais. 

Para agilizar os seputamentos no Estado, os cemitérios deverão estar abertos de 7h às 18h, pelo menos. A portaria entrou em vigor no dia 11 de maio, mas só foi publicada na terça-feira (19) no Diário Oficial do Estado. 

 

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

INFORMES PUBLICITÁRIOS

MAIS VÍDEOS