Cidades Terça-Feira, 16 de Julho de 2024, 16h:35 | Atualizado:

Terça-Feira, 16 de Julho de 2024, 16h:35 | Atualizado:

SEM DESMATE

MT renova parceria Alemanha e Reino Unido

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

pivetta

 

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) assinou, nesta segunda-feira (15.07) com os governos da Alemanha e do Reino Unido o acordo para a execução da Fase 2 do Programa REM MT. O ato aconteceu na presença do governador de Mato Grosso em exercício, Otaviano Pivetta, representantes do Instituto PCI e do REM MT.

A assinatura fez parte da programação da Missão de Monitoramento do REM MT, realizada por representantes da Alemanha e do Reino Unido, que são os financiadores internacionais do Programa, que integra a Unidade de Programas e Projetos Internacionais da Sema. Otaviano Pivetta reforçou o compromisso do Estado em continuar as ações em prol da preservação ambiental e parabenizou o trabalho executado pelo Programa REM MT. “Tivemos nesse ano a maior redução de toda a história no desmatamento ilegal no Estado e vamos continuar assim com essa mesma energia. Quanto ao Programa REM e aos parceiros da Alemanha e Reino Unido, muito obrigado. Temos uma equipe de pessoas muito comprometidas em aplicar bem esses recursos para preservar, produzir e também incluir os povos originários”, destacou

O Gerente do Portfólio do Departamento da América Latina e Caribe do KfW, Klaus Köhnlein, que representa o governo da Alemanha, garantiu o repasse dos recursos para a continuidade do Programa REM pelos próximos cinco anos. “Temos uma programação para trabalhar por mais cinco anos, com uma boa perspectiva e esperamos que o Estado também consiga captar outros recursos”, disse Klaus.

O evento foi aberto com uma reunião em que a Sema apresentou o que o Estado tem feito em relação ao combate de desmatamento ilegal e incêndios florestais. A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (SETASC) divulgou os resultados do Programa SER Família Indígena. Os projetos de desenvolvimento sustentável no Estado foram apresentados pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SEAF) e pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).

O secretário de meio ambiente em exercício, Alex Marega, destacou que a missão de monitoramento do programa REM MT com a participação do kfW junto com Reino Unido está fazendo um panorama geral sobre tudo o que ocorreu nos últimos anos com a realização da primeira fase do programa REM. “Estamos aqui já vislumbrando tudo que será feito com relação à segunda fase que se inicia agora. O Programa REM para é uma vitrine e mostra tudo que o Estado pode fazer quando recebe esse apoio internacional. E que possamos fazer muitas outras parcerias”.

O Programa REM MT já atendeu 144 organizações sociais, incluindo 114 associações ou cooperativas. Entre os beneficiados estão 603 aldeias, onde vivem 40 povos indígenas. No total, 107 municípios mato-grossenses e mais de 30 mil pessoas foram atendidas.





Postar um novo comentário





Comentários (2)

  • Para Comentarista

    Quarta-Feira, 17 de Julho de 2024, 08h43
  • Concordo plenamente com você. E quem é este Marega na fila do pão? Pede pra ele olhar pra dentro dele mesmo e só verá $$$$$ e nem é simpático, se acha melhor que qualquer colega de trabalho, mal sabe ele que no fim só vai pro caixão sem levar um tostão (até rimou). Quero ver ele assinando um pedido de investigacão contra o CONSEMA, ele e a dra advogada secretária da SEMA. Aí sim, terão meu respeito. Por enquanto.....só silêncio....propis dividida? Pode ser.
    0
    0



  • Comentarista

    Quarta-Feira, 17 de Julho de 2024, 07h08
  • Que piada é essa? Por um acaso a SEMA foi lá na Alemanha impedir que eles devastassem 1,5 milhão de hectares de florestas de reservas para produzir CARVÃO? Agora, aqui, eles querem mandar e desmandar o que nós podemos fazer com nossas propriedades? O Brasil é o país que menos usa área para produção de alimentos e o que mais preserva vegetação nativa. Enquanto isso, a Alemanha e o resto da Europa, são países onde a preservação de vegetação nativa fica ao redor de 10 % dos seus territórios. No Brasil, é apenas 60 a 65%. Isso é uma grande piada né!! E os nossos governantes achando que estão fazendo uma grande coisa. VERGONHA!!
    1
    0











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet