Após cinco anos, ainda não há qualquer sinalização para o início da construção do novo Parque de Exposição Senador Jonas Pinheiro, em Cuiabá. A transferência do parque do atual local, que fica na avenida Beira Rio, bairro Dom Aquino, começou a ser idealizada em 2009 para a implantação do Fifa Fan Fest, uma das exigências da Federação Internacional de Futebol (Fifa) às cidades subsedes da Copa do Mundo. Porém, o projeto até hoje não saiu do discurso ou do papel.
“A intenção de mudar continua, mas sem qualquer previsão de recursos por parte do Governo para as obras”, informou o presidente da Associação de Criadores de Mato Grosso (Acrimat), José João Bernardes. “Ainda acreditamos que o projeto ainda será efetivado porque Cuiabá precisa de um parque com estrutura compatível e que sirva de vitrine para o agronegócio”, acrescentou.
Sem perspectiva, a Acrimat mantém a atual área do Parque de Exposição e apenas parte do espaço será cedido para o Fan Fest, que terá uma dimensão de quatro hectares e capacidade para comportar 56 mil pessoas por dia. Além disso, continua sendo palco da realização da maior feira agropecuária do Estado, a Expoagro.
Localizada a 2,5 quilômetros da Arena Pantanal, a área total do atual parque é de 15 hectares. Já a nova área conta com 100 hectares e está localizada no trevo das Rodovias dos Imigrantes como Palmiro Paes de Barros, próximo a Lagoa Trevisan. “O novo parque não será da Acrimat, que tem o compromisso de administrar a estrutura em regime de comodato por 30 anos. A Acrimat entra com os serviços e o Estado com os recursos”, informou.
Conforme Bernardes, o projeto para a construção do novo complexo está orçado em R$ 40 milhões. Porém, as obras deverão ser erguidas por estágios e o recurso a ser empregado ao longo de 10 anos, sendo que para a transferência é preciso que haja infraestruturas, como saneamento, redes de água e energia, pavimentação, currais, baias, construção de acessos, estacionamento e demais instalações para as entidades ou associações.
“Existe a necessidade de mudança porque Cuiabá merece e precisa de um parque novo, moderno e mais estruturado”, disse destacando a vocação do Estado, considerado um dos maiores produtores de grãos e primeiro na pecuária.
Ainda em 2010, o Governo do Estado, durante a 46ª Expoagro, assinou decreto declarando o terreno de utilidade pública. Cerca de R$ 4 milhões teriam sido investidos na desapropriação da área de 100 hectares.
FESTA
Sem a transferência antes do Mundial, a 50ª Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial (Expoagro), a maior de Mato Grosso, acontecerá no mesmo espaço do Fan Fest. Mas, em datas diferentes. “Para não chocar com o evento da Copa decidimos deslocar a data de realização da feira para agosto”, informou o presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Ricardo Figueiredo de Arruda.
Anualmente, a Expoagro é realizada no início de julho. Este ano, está marcada para o período de 31 de julho a 10 de agosto. Desde 2011, a expectativa era de que o evento fosse realizado já na nova área, que fica na saída para Santo Antônio de Leverger.
A alteração da data, conforme Arruda, foi tomada mesmo com o Fifa Fan Fest não ocupando toda o espaço do parque. “Pelo projeto, o Fan Fest vai ocupar a área onde ficam os brinquedos de diversão, paralelo a Rua Carmindo de Campos. A restante da estrutura vai ficar desocupada e apenas um barracão seria demolido e mesmo com a mudança não acreditamos que teremos prejuízo nenhum”, comentou.
Conforme Arruda, os preparativos para a Expoagro já começaram. Aproximadamente, 300 mil pessoas devem passar pelos 11 dias de realização do evento.