Cidades Sexta-Feira, 22 de Maio de 2015, 13h:38 | Atualizado:

Sexta-Feira, 22 de Maio de 2015, 13h:38 | Atualizado:

Notícia

Mulher rural é homenageada com Dia Especial na Chapada Vacaria

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) foi realizado um Dia Especial para as mulheres rurais e suas famílias no município de Acorizal (62 km ao Norte de Cuiabá), na Comunidade Chapada Vacaria, organizado pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Prefeitura Municipal e parceiros. O evento aconteceu na quinta feira (21.05), na Escola Estadual Professora Cezina Antônia Botelho e contou com a participação de alunos, mulheres e produtores rurais. 

O técnico agrícola da Empaer Liduíno João de Lima ressaltou que a mulher tem um papel fundamental para realizar as diversas tarefas na propriedade. O Dia Especial é justamente voltado para atendê-las em diversas atividades recreativas tais como, dança do cururu, siriri, palestra técnica, feira com os produtos da agricultura familiar, artesanato e outros. 

O prefeito de Acorizal, Arcílio Jesus da Cruz, destacou o trabalho das comunidades rurais e a parceria com a Empaer e lembrou que é necessário “apertar os cintos” e economizar para garantir boas safras este ano. O coordenador regional da Empaer Vico Capistrano Alencar falou que o evento teve a participação das mulheres rurais das comunidades do Carumbé e Cabeceira do Alferes. Ele lembra que começou a vida profissional trabalhando nessa região que é formada por montanhas, rochas e lugares paradisíacos com tanta beleza natural. 

A diretora da Escola Cezina Antônia Botelho, Aliene de Castro destaca a participação da Empaer na Escola prestando assistência técnica e extensão rural, em especial, na horta que atende a merenda escolar e comunidade. Ela fala que foi implantado um sistema de irrigação para produção de legumes e verduras que está dando certo e poderá produzir o ano todo. 

O presidente da Associação dos Pequenos produtores rurais da comunidade, Faustino da Mata e Silva enfatiza que o trabalho executado pela Empaer auxilia as famílias rurais a planejar e produzir. Conforme Faustino, o Dia Especial contou com a colaboração dos maridos na preparação do almoço. O cardápio servido foi Maria Izabel com farofa de banana. 

A produtora rural e pedagoga, Maria Máxima da Silva da Comunidade Chapada Vacaria possui uma área de 12 hectares e produz milho, abacaxi e banana da terra. Comercializa os produtos no município de Acorizal. Ela conta que também trabalha como professora na Escola Cezina. “Eu nasci nessa comunidade e pretendo continuar vivendo aqui, trabalhando e plantando, sou feliz assim”, destaca Maria. 

Participaram do evento, a primeira dama do município, Betânia da Cruz e Silva, técnico agropecuário da Empaer, Pedro Carlos Carlotto, extensionista social, Miriam Santos Costa Scaravelli,professores e outros. 





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet