O vice-prefeito Tião da Zaeli (PL) participou, na tarde de terça-feira, 20, da apresentação da nova fase do Núcleo Educacional Tecnológico de Várzea Grande (NET/VG). O evento faz parte das comemorações dos 158 anos de fundação de Várzea Grande.
Totalmente revitalizado, o NET VG passa a integrar ações pedagógicas e tecnológicas, oferecendo oficinas temáticas que estimulam a aprendizagem ativa e significativa por meio da Educação STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).
Em sua nova fase, o Núcleo vai ofertar: Oficina de Robótica e Programação – onde os alunos irão explorar conceitos de lógica e automação de forma prática e divertida; Oficina de Ciências e Sustentabilidade – com experimentos que irão possibilitar que o aluno desenvolva a consciência ambiental e o pensamento investigativo; Oficina de Artes Visuais Digitais – um espaço para criar, editar e experimentar o design digital e a expressão artística; e a Oficina de Games Educativos e Realidade Aumentada, onde o aluno vai experimentar uma imersão no universo dos jogos como ferramenta de aprendizado.
Falando aos alunos, Tião da Zaeli disse que é muito importante oportunizar aos estudantes da rede municipal um aprendizado focado em tecnologia, que vem de encontro à crescente necessidade de profissionais cada vez mais preparados para o mercado de trabalho. “É muito pertinente que nossas crianças se preparem para um futuro muito desafiador. O poder público tem que ter esse compromisso de ofertar essas ferramentas tecnológicas para que esses alunos possam ter um futuro diferente”, afirmou.
Para o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Cleiton Santana, no novo Núcleo Educacional Tecnológico cada ambiente foi planejado para garantir protagonismo estudantil, inclusão e conexão com os desafios do século XXI. “Para o desenvolvimento da educação hoje no Brasil é necessário a inclusão da tecnologia e, com esse propósito, nos readequamos e ressignificamos o NET VG. Esse espaço que antes estava ocioso, agora passa a atender 80 alunos por dia, tanto no período matutino como no vespertino, com transporte especialmente para o trajeto da escola até o núcleo”, comemorou o secretário.
A superintendente pedagógica, Majô Dias, explicou que será feito um cronograma incluindo todas as unidades escolares da rede municipal para o atendimento dos alunos. “Os alunos vêm, fazem as oficinas de maneira rotacional. A NET VG vai iniciar o processo da tecnologia no ambiente escolar. Os alunos virão ao núcleo para realizar as oficinas e futuramente os professores também virão para serem treinados e inserir na própria organização da escola essas atividades de maneira interdisciplinar”, completou.
A coordenadora do NET VG, professora Célia Moura, disse que, nessa nova fase, o Núcleo vai efetivamente atender os alunos, trabalhando com o pensamento construtor, a criatividade, o processo de criar e programar computadores. “Vamos trabalhar as oficinas em quatro vertentes: o Challenger – de 9 a 14 anos; o Explorer – de 6 a 9 anos; Emoções – Pensar, Criar e Gerenciar; e a última, e não menos importante, os Jogos, que despertam o interesse de todos os jovens”, explicou.
Nessa nova fase, o Núcleo Educacional Tecnológico de Várzea Grande (NET/VG) passa a atender, no contraturno escolar, as escolas de Tempo Integral e as escolas contempladas com o programa Escola em Tempo Ampliado (ETA).