Pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) descobriram uma nova espécie de flor durante uma expedição na Estação Ecológica da Serra das Araras, entre os municípios de Porto Estrela e Cáceres. A nova espécie recebeu o nome de Pavonia neuropetala.
O g1 conversou com um dos pesquisadores envolvidos, Marcos Rondon, que explicou que a descoberta ocorreu em março do ano passado, no entanto, a divulgação foi feita somente nessa segunda-feira (24), após a publicação na revista internacional Phytotaxa.
"Ela foi coletada, herborizada e posteriormente identificada no Herbário UFMT, contudo quando chegou no herbário não foi possível identificá-la com nada que já havia na literatura. Fomos em busca de bancos de dados e não encontramos. Isso levou dias e nada, buscamos revisões descritas de todas as regiões, até internacionais, até chegamos a decisão de que era uma espécie nova encontrada em nossa região", contou.
De acordo com ele, a Pavonia Neuropetala pertence à família do hibisco, com características marcantes como presença de epicálice, tubo estaminal, folhas serreadas.Marcos relatou que a Serra das Araras é a única Unidade de Conservação Federal que possui uma zona de tensão entre três biomas, a Amazônia, Cerrado e o Pantanal.
Segundo ele, a espécie foi categorizada como 'criticamente em perigo', visto que em 2024 mais de 50% de área da unidade pegou fogo e, até o momento, ela só foi catalogada na estação.
Além disso, ainda não se sabe se a flor pode ter aplicações práticas, como na medicina, na indústria ou na agricultura.