Cidades Terça-Feira, 25 de Março de 2025, 10h:52 | Atualizado:

Terça-Feira, 25 de Março de 2025, 10h:52 | Atualizado:

QUEIMADAS

Pesquisadores da UFMT descobrem flor rara

 

G1

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

FLOR.jpg

 

Pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) descobriram uma nova espécie de flor durante uma expedição na Estação Ecológica da Serra das Araras, entre os municípios de Porto Estrela e Cáceres. A nova espécie recebeu o nome de Pavonia neuropetala.

O g1 conversou com um dos pesquisadores envolvidos, Marcos Rondon, que explicou que a descoberta ocorreu em março do ano passado, no entanto, a divulgação foi feita somente nessa segunda-feira (24), após a publicação na revista internacional Phytotaxa.

"Ela foi coletada, herborizada e posteriormente identificada no Herbário UFMT, contudo quando chegou no herbário não foi possível identificá-la com nada que já havia na literatura. Fomos em busca de bancos de dados e não encontramos. Isso levou dias e nada, buscamos revisões descritas de todas as regiões, até internacionais, até chegamos a decisão de que era uma espécie nova encontrada em nossa região", contou.

De acordo com ele, a Pavonia Neuropetala pertence à família do hibisco, com características marcantes como presença de epicálice, tubo estaminal, folhas serreadas.Marcos relatou que a Serra das Araras é a única Unidade de Conservação Federal que possui uma zona de tensão entre três biomas, a Amazônia, Cerrado e o Pantanal.

Segundo ele, a espécie foi categorizada como 'criticamente em perigo', visto que em 2024 mais de 50% de área da unidade pegou fogo e, até o momento, ela só foi catalogada na estação.

Além disso, ainda não se sabe se a flor pode ter aplicações práticas, como na medicina, na indústria ou na agricultura.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet