O secretário municipal de apoio à Segurança Pública, tenente-coronel Eduardo Henrique de Souza, diz que serviço similar está sendo implantado na UPA Morada do Ouro e na Policlínica do Verdão.
Depois, em uma segunda etapa, ainda sem data prevista, será estendido para o Pascoal Ramos e Pedra 90 e outras unidades que precisarem do serviço.
Os policiais, por meio de convênio firmado com a Secretaria Estadual de Segurança, se inscrevem voluntariamente para trabalhar para o município, sem que para isso se afastem das funções operacionais da PM.
Aqueles que forem chamados poderão ocupar até 8hs de seu período de folga na nova função. E por essa atribuição extra vão receber entre R$ 15 e R$ 20 por hora. Os valores variam conforme a graduação do policial e o dia escalado. Nos finais de semana e feriados a remuneração pode atingir o valor máximo da hora trabalhada.
O secretário explica que no ambiente das instituições os policiais atuarão nos mesmos moldes das ruas. Se precisarem prender alguém o farão e, em seguida, acionam a delegacia mais próxima para que o acusado possa ser enquadrado criminalmente e responda pelo delito.