Terminou na noite desta segunda-feira (14 de abril) no Auditório das Varas da Infância e Juventude de Cuiabá (Complexo Pomeri) o pré-natal da adoção desenvolvido pela Associação Mato-grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (Ampara). Ao todo 31 pessoas compuseram a turma. Eles são considerados aptos à adoção após passarem pelo curso, que é dividido em cinco módulos que abordam desde aspectos jurídicos, psicológicos até a troca de experiências com outros pais.
“É muito importante que quem pretende adotar conheça a realidade do processo e das crianças, por isso desenvolvemos este trabalho há muitos anos. Com o advento da Lei nº 12.010/2009, que passou a exigir a habilitação das pessoas que querem ter um filho adotivo passamos a contabilizar o número de participantes. Esta foi a 18ª turma formada, são 676 pessoas que conhecem bem melhor o sistema de adoção”, disse a presidente da Ampara, Lindacir Rocha Bernadon.
O perfil dos pretendentes a adoção aos pouco se desmistifica. Regina Aparecida da Silva é professora e mantém união estável com sua companheira há 13 anos. “Estamos maduras para isso. Planejávamos uma inseminação, o que não foi descartado, mas também pretendemos dar nosso amor a outra criança adotiva, alguém para compartilhar a vida. Já temos nossa casa com um quarto esperando nosso futuro filho”, revelou a professora.
Cátia Botelho e Wagner Gomes são casados e participaram do curso. Eles pretendem adotar uma criança com idade entre zero e três anos, mas já começam a pensar em aumentar a faixa etária. “Quero viver os momentos, as fases da vida, mas já estamos pensando em ampliar essa idade. Estamos decididos a adotar uma criança”, finalizou a analista em RH.
Enapa – Paralelo ao curso, a Ampara, em parceria com a Associação dos Grupos de Apoio à Adoção (Angaad) e o Poder Judiciário de Mato Grosso, organizam o XIX Encontro Nacional de Apoio à Adoção – Enapa, Desafios da Maturidade, programado para ocorrer entre os dias 1º e 3 de maio em Cuiabá. Os cerca de 800 participantes vão debater e fortalecer as ações em prol da adoção no Brasil. Mais informações pelo telefone (65) 3621-1314 e/ou pelo endereço eletrônico do ENAPA 2014.