Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq), entregou na última sexta-feira (14) os prêmios Severino Meirelles e José de Souza Nogueira (Paraná) a alunos e professores com contribuições para para a iniciação científica e também para a divulgação e popularização da ciência. Os prêmios entregues no Foyer do Teatro Universitário são homenagens a professores que atuaram fortemente no desenvolvimento da pesquisa na UFMT.
A reitora da UFMT, professora Marluce Souza e Silva, destacou o caráter inovador e inclusivo das pesquisas. “Nós pretendemos que a nossa gestão, ela esteja sempre permeada de atividades semelhantes a essa, desenvolvendo principalmente a pesquisa e a extensão junto com os nossos estudantes e coordenadores, que são coordenadores de temáticas importantes para melhorar a vida da sociedade cuiabana e mato-grossense, especialmente aqui da nossa região e dos nossos estudantes”, enfatiza a reitora da UFMT.
Para o pró-reitor de Pesquisa da UFMT, professor Bruno Araújo, a premiação por área significa um impulso para o desenvolvimento de mais e mais pesquisas. “É um dia de celebração e de reconhecimento do talento e de estímulo, sem dúvida, porque a iniciação científica e tecnológica tem esse papel de estimular os estudantes, ainda na graduação, a iniciarem uma trajetória no campo da pesquisa. Potencialmente, passarem a pós-graduação e, com isso, se tornarem os cientistas, os cientistas que a sociedade precisa para dar conta dos desafios que são muitos e que a universidade é o polo central para pensar, formular e propor soluções para esses desafios”, ressalta.
Representando a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), a professora Lívia Mundim, destacou a importância das pesquisas para o desenvolvimento do Estado. “O grande poder de uma nação que quer avançar é o seu conhecimento, o que ela produz. Aqui, nós vamos estar acolhendo a produção de vocês, e para a Fapemat é uma alegria muito grande, que impulsiona também o nosso presidente a estar lá junto com os representantes políticos, solicitando aumento do fomento à pesquisa, mostrando com o resultado de vocês, que investimento em ciência e tecnologia é fundamental”, destaca.
Os prêmios lembram trajetórias de sucesso por parte de professores que marcaram a história da UFMT. Severino Márcio Pereira Meirelles foi docente, pesquisador em Saúde Pública e uma referência na iniciação científica desenvolvida na UFMT, sobretudo no Instituto de Saúde Coletiva (ISC). José de Souza Nogueira, o professor "Paraná", é um quadro histórico do Instituto de Física pelo desenvolvimento da ciência e pesquisa em viés de popularização.
Estiveram presentes no evento a Pró-Reitora de Planejamento, professora Marta Nogueira; o diretor geral da Fundação Uniselva, José Jaconias da Silva; a diretora geral do Escritório de Inovação Tecnológica, Ivana Ferrer, a membro do Comitê de Avaliação da Iniciação Científica, professora Sonia Lourenço e as a assessoras especiaisda UFMT, professora Carla Gabriela Wünsch e professora Onice Teresinha Dall'Oglio.