Está no ar a 29ª edição do programa ‘Magistratura e Sociedade’, com uma entrevista com o professor doutor Rosivaldo Toscano dos Santos Júnior. Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), ele fala sobre ‘O cérebro que julga: neurociências para juristas’.
A entrevista foi conduzida pelo professor de Filosofia e juiz de Direito no Estado de Mato Grosso, Gonçalo Antunes de Barros Neto.
Rosivaldo é professor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira (Enfam) e da Escola Superior da Magistratura do Rio Grande do Norte (Esmarn).
Doutor em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), mestre em Direito pela Unisinos e com MBA em Poder Judiciário pela FGV-Rio, ele é autor dos seguintes livros: “O cérebro que julga: neurociências para juristas” (2022), “A guerra ao crime e os crimes da guerra” (2017) e de “Controle remoto judicial: quando se decide sem decidir” (2014).
“As neurociências trazem um novo olhar para o Direito. Um olhar que nos enriquece muito mais para que a gente possa compreender melhor os desafios que o Direito precisa enfrentar”, assinalou Rosivaldo.
Segundo o professor, 95% do nosso processamento cerebral é inconsciente. “A racionalidade tem um lugar muito mais modesto do que nós imaginamos. A questão é estarmos sempre alertas para não estarmos decidindo somente com base no que nos vem à cabeça. A emoção vem sempre primeiro. A questão é ‘será que vamos nos engajar naquela intuição que veio primeiro ou nós vamos ativar uma reflexão para decidirmos?”
O programa Magistratura e Sociedade é uma iniciativa da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT), em parceria com a Coordenadoria de Comunicação do Tribunal de Justiça, com objetivo de inserir magistrados e magistradas nas ciências sociais como forma de apropriação de conteúdo social e humanitário.
Clique neste link para assistir à íntegra do programa, disponível no canal oficial do TJMT no Youtube (@esmagismt) e na página oficial daEsmagis (esmagis.tjmt.jus.br).