Setenta professores vinculados à Prefeitura de Cuiabá participaram, de um curso de formação continuada para reforçar a aprendizagem infantil nas escolas públicas. Trata-se de mais uma etapa do programa “Alfabetiza MT”, resultado de um termo de cooperação firmado pela Prefeitura de Cuiabá com o governo do Estado.
A aula de capacitação continuada ocorreu no Hotel Fazenda Mato Grosso. Duas turmas foram divididas em salas de aula com 35 participantes, todos professores do 1º e 2º ano das séries iniciais. O curso durou das 7h30 às 11h30.
O principal debate foi a psicogênese da escrita, que descreve os diferentes níveis de hipóteses que as crianças constroem sobre a escrita antes de atingir a alfabetização plena. Esses níveis são: pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético.
“Este é um processo de aprendizagem que capacita nossos professores a compreenderem a psicogênese da escrita. Ao mesmo tempo, foram oferecidas técnicas de intervenção na sala de aula, visando os melhores resultados da aprendizagem aos nossos alunos. A educação infantil é uma prioridade total para a construção de um futuro melhor”, ressalta a professora Marina Lucca Penhavel.
“É um trabalho direcionado, com a intensidade pedagógica da qual os professores são muito dispostos a participar, o que nos deixa muito felizes”, destaca a professora Eva Sandra Inácio da Silva, da Escola Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro Novo Colorado.
Os cursos de formação continuada já estão programados até o final de setembro, contemplando professores de toda a rede pública municipal do 1º e 2º ano, gestores e técnicos de desenvolvimento infantil.