Cidades Segunda-Feira, 28 de Abril de 2014, 17h:39 | Atualizado:

Segunda-Feira, 28 de Abril de 2014, 17h:39 | Atualizado:

Notícia

Profissionais são capacitados com técnicas internacionais de segurança na fronteira

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Profissionais de segurança pública das 12 cidades que irão receber os jogos da Copa do Mundo e dos estados brasileiros que fazem fronteira com outros países estão em Cuiabá participando do Curso de Gerenciamento de Controle de Fronteira. O curso integra o programa de capacitação de segurança em grandes eventos, oferecido pela Secretaria Extraordinária de Grandes Eventos, do Ministério da Justiça. 

O curso é ministrado por representantes da Agência Antiterrorista (ATA), do Departamento de Estado Norte Americano e tem como objetivo preparar os profissionais com técnicas e ferramentas internacionais de segurança na fronteira para planejar, organizar e gerenciar operações fronteiriças. 

De acordo com o representante do Departamento de Segurança Diplomática da Embaixada dos Estados Unidos, Jason Banks, as principais metas do curso são ensinar a integração entre as instituições que trabalham na fronteira em busca de melhores resultados e multiplicar os conhecimentos adaptados à realidade de cada estado. 

A capacitação será desenvolvida durante 10 dias através de uma série de palestras, debates e atividades de resolução de problemas. Também serão apresentadas tecnologias em vigilância, sensores e inspeção utilizados em operações terrestres em todo mundo. 

O diretor de projetos especiais da Secretaria Extraordinária de Grandes Eventos, Willian Murat, informou que o programa de capacitação para a Copa do Mundo já realizou mais de 30 cursos em parceria com o Departamento de Estado Norte Americano, sendo 12 no exterior. Até o final do ano mais de mil profissionais de segurança pública serão capacitados por meio de um termo de cooperação internacional. 

“Queremos trazer para o Brasil a experiência de países que vivenciaram grandes eventos, além de construir uma segurança pública voltada para a integração e a capacidade de atuar de forma rápida para a população”, falou Willian. 

Para o secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, a capacitação é importante porque, além de preparar os profissionais que atuam na fronteira com a Bolívia, Mato Grosso será umas das principais entradas dos turistas da América do Sul na Copa do Mundo.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet