Cidades Segunda-Feira, 30 de Junho de 2025, 16h:56 | Atualizado:

Segunda-Feira, 30 de Junho de 2025, 16h:56 | Atualizado:

Notícia

Programa Verde Novo faz ação de plantio

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

VERDE NOVO.jpg

 

O Programa Verde Novo, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), promoveu no sábado (28 de junho) uma ação especial que aliou educação ambiental e prática, no bairro Shangri-lá, região do Coxipó, em Cuiabá. Crianças da Paróquia Nossa Senhora da Guia tiveram a oportunidade de aprender sobre o plantio de árvores, colocar as mãos na terra e levar para casa mudas frutíferas, contribuindo para a ampliação das áreas verdes da capital.

A ação foi realizada a pedido do pároco Marcelo Almeida Fujimura, após sugestão do engenheiro florestal e paroquiano Marcelo Pissurno, que já participou diretamente do Verde Novo. A iniciativa integra os esforços do programa na recuperação das florestas urbanas e na conscientização ambiental desde a infância.

As crianças participaram de todas as etapas do plantio de nove mudas de árvores nativas ornamentais, desde o preparo da terra até o acolhimento das mudas, com orientação técnica do engenheiro florestal. Também foram distribuídas 50 mudas de espécies nativas, ornamentais e frutíferas, como ipês, acerola, amora e pata-de-vaca.

Propósito

“Viemos fazer o plantio de árvores nas calçadas e distribuir mudas para as pessoas levarem para casa, plantarem nos bairros, na sua calçada, no seu quintal. Esse é o intuito do Verde Novo, de arborizar Cuiabá novamente, trazer um conforto térmico, tornar o lugar mais agradável para todos”, explicou a engenheira florestal do programa, Rosiani Carnaíba.

Para o padre Marcelo, a iniciativa está alinhada com os ensinamentos da Igreja, que reconhece a natureza como obra criadora de Deus e inspira um senso de responsabilidade e zelo pelo meio ambiente.

“Nós, como os seres mais privilegiados de toda a criação, pela racionalidade e inteligência, temos a obrigação de cuidar de tudo aquilo que Deus criou e deixou para nosso próprio uso e sustento. É importante ensinar às crianças que é preciso ter cuidado com o meio ambiente, sabendo que plantar uma árvore parece pouco, mas tem um significado muito mais profundo. É olhar para o próximo também.”

A coordenadora da Comunidade Guia, Ivonete Guimarães de Deus, reforçou o valor da parceria para a formação cidadã. “A nossa proposta é realmente esta. Não só a evangelização, mas a conscientização dos deveres e direitos na sociedade. E essas árvores gerarão frutos, inclusive na consciência das pessoas, na questão da preservação.”

Marcelo Pissurno contou que sugeriu a ação após saber que o pároco desejava melhorar o jardim da igreja. A proposta inicial foi arborizar a rua lateral, onde os veículos estacionam, envolvendo a comunidade e as crianças da catequese. “Fizemos a arborização com árvores adequadas para calçadas, tanto em termos de porte quanto da presença da fiação elétrica (ipês e pata-de-vaca). E interagimos com as crianças, que aprenderam a plantar e puderam levar mudas para arborizar suas casas e deixá-las mais frescas e agradáveis. A participação da comunidade e dos pais também é importante. Todo mundo ganha.”

Mãos à obra

Com as mãos sujas de terra e sorrisos no rosto, cada criança levou para casa uma muda frutífera, com a missão de cuidar e acompanhar seu desenvolvimento. A expectativa é que, ao plantarem essas árvores em seus lares, se tornem multiplicadoras de boas práticas ambientais em suas famílias e comunidades.

Maria Rita de Campos Miranda, de nove anos, ajudou no plantio e na rega e levou para casa uma muda de amora e outra de acerola. “Vou plantar no quintal da minha mãe, que ama frutas. Vou pedir para ela me ajudar a cavar os buracos. Aprendi a plantar direitinho. Depois tenho que regar todos os dias.”

Já Valentina Leonora Freitas Ferreira, também de nove anos, estava empolgada em envolver o pai na tarefa. “Estou levando uma muda de amora, minha fruta preferida. Meu irmão pegou uma de acerola. Ele é louco por acerola! Vou pedir para meu pai escolher um lugar no quintal e fazer o buraco. Daí tem que tirar a muda do pote, colocar terra preta, pisar na terra, colocar a estaca e amarrar a árvore para ela crescer retinha. Daí regamos para nossa planta ficar saudável”, ensinou.

VERDE NOVO1.jpg

 

O corretor de imóveis Vagner Rodrigues, que acompanhava o filho Lucas Gabriel, de nove anos, elogiou a iniciativa. “Tanto desmatamento de florestas e a gente precisa ensinar as crianças a preservar e plantar. É um prazer imenso participar dessa ação aqui na paróquia.”

“Eu aprendi que temos que cuidar das plantas e do meio ambiente. Que as plantas são fortes e ajudam a fazer o ar melhor e sombra. Eu peguei uma muda de acerola e vou plantar na casa da minha mãe”, contou Lucas.

Legado de preservação ambiental

Idealizado pelo desembargador Rodrigo Roberto Curvo, o Programa Verde Novo tem se dedicado a amenizar os efeitos do calor em Cuiabá, conhecida como a capital mais quente do país, mediante ações de plantio e distribuição de mudas em parques, bairros e públicas e privadas de Cuiabá, Várzea Grande e Barra do Garças. A proposta é revitalizar a arborização urbana e engajar a população em um movimento contínuo de sustentabilidade.

Ao longo dos anos, mais de 219 mil mudas já foram distribuídas e plantadas, mobilizando a sociedade em favor das florestas urbanas, da educação ambiental e da melhoria da qualidade de vida.

Disponível para as 79 comarcas de Mato Grosso, o programa está aberto à adesão de todos os municípios. Empresas interessadas em projetos sustentáveis podem colaborar com doações de mudas, insumos para plantio ou apoio às ações educativas.

Qualquer pessoa interessada em atuar como voluntária pode solicitar a inclusão no grupo de mensagens do Verde Novo, onde são divulgadas as atividades e o calendário de ações.

A iniciativa é viabilizada por um Termo de Cooperação Técnica firmado entre o Poder Judiciário de Mato Grosso, o Instituto Ação Verde e municípios e conta com o apoio de parceiros como Energisa, TV Centro América, Fiagril e Unicred.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: [email protected] ou pelo Instagram: @programa.verdenovo.

A solicitação de mudas pode ser feita pelo WhatsApp, no canal ZapMudas: (65) 3648-6879.      





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet