Tramita na Câmara Municipal de Cuiabá um projeto de lei de autoria do vereador Dilemário Alencar (PTB) que exige da prefeitura de Cuiabá a instalação de placas de sinalização vertical e horizontal nas vias em que existem radares de controle de velocidade. O projeto prevê que as placas de sinalização devem ser instaladas a começar de uma distância mínima de 300 metros para indicar a existência dos radares e que as multas emitidas pelos radares eletrônicos localizados nas vias onde não exista a devida sinalização devem ser nulas.
“O projeto de lei tem o objetivo de dar transparência na fiscalização eletrônica em nossa cidade, visto que o secretário municipal de Trânsito tem argumentado de que a Prefeitura não é obrigada a sinalizar os pontos em que estão instalados os radares. O secretário defende este argumento com base em uma resolução do Contran. Entretanto, penso que isto é um equivoco, pois sem a devida sinalização estimula-se a indústria da multa”, explicou Dilemário.
Outro fato preocupante abordado pelo vereador, é que especialistas em trânsito são unânimes em afirmar que sem as placas indicativas aumenta-se o número de acidentes, pois os condutores serão surpreendidos e reduzirão repentinamente a velocidade do veículo, o que pode causar derrapagens e colisões.
“Para a população apoiar esse tipo de fiscalização é preciso a SMTU promover uma boa sinalização nas vias que existem os radares. É preciso também o desenvolvimento de campanhas educativas que busquem conscientizar os condutores de veículos. Não sou contra a instalação dos radares, porém, não se pode dar brecha para artifícios que visem somente o interesse de arrecadar, como já ocorreu no passado e foi rechaçada pela maioria da população cuiabana” pontuou Dilemário.
A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos (SMTU) anunciou que as multas serão aplicadas nos condutores de veículos a partir do próximo dia 17. Foram instados nas principais vias de Cuiabá três lombadas eletrônicas, seis radares fixos e três semáforos fiscalizadores.
A pedido do vereador Dilemário Alencar a Câmara Municipal vai realizar no próximo dia 22 uma audiência pública para discutir medidas para que os radares não se transformem em indústrias de multas. A audiência é aberta a toda população é serão convidados representantes da Prefeitura, do Ministério Público, entre outros convidados. A audiência pública será às 09 horas, na sede do legislativo municipal.