Cidades Quarta-Feira, 02 de Julho de 2025, 11h:11 | Atualizado:

Quarta-Feira, 02 de Julho de 2025, 11h:11 | Atualizado:

Notícia

Projeto Integra promove interação entre Secretarias

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

PROJETO INTEGRA.jpg

 

A Coordenadoria Judiciária do Tribunal de Justiça de Mato Grosso iniciou, na segunda-feira (30 de junho), o Projeto Integra, que visa promover a integração entre as Secretarias das Câmaras e o Departamento de Processamento Eletrônico, Inteligência de Dados e Negócio do 2º Grau, o DPIN. A primeira turma, formada pelos servidores da Secretaria da Segunda Câmara de Direito Público e dois membros do Departamento de Assistência ao Julgamento e Jurisprudência, dividirá espaço e rotina com os servidores do DPIN pelos próximos 15 dias.

O projeto foi idealizado a partir da experiência de uma secretaria junto à Coordenadoria Judiciária, a qual relatou que em poucos dias de trabalho, por meio da troca de conhecimentos, obteve mais conhecimentos do que em anos de Judiciário. 

“A iniciativa busca aprimorar conhecimentos técnicos e negociais, padronizar procedimentos, implementar gestão eficiente baseada em dados e fomentar troca de experiências em tempo real entre técnicos e especialistas. O resultado será uma equipe mais integrada, capacitada e alinhada para a melhora contínua da prestação jurisdicional”, explica Rosemeire Santini Pincerato, coordenadora da Coordenadoria Judiciária.

A constituição do projeto surgiu do desafio de padronizar a atuação entre os setores e melhorar a comunicação das equipes. Com a integração, o projeto permitirá maior sinergia entre os times, capacitação técnica e otimização de processos por meio da análise de dados. “Com o aproveitamento dos recursos disponíveis também teremos uma melhor prestação jurisdicional”, reforça a coordenadora.

O Projeto Integra adota o sistema de rodízio entre as equipes. Em cada uma das 16 câmaras existentes, servidores serão destacados para compor um time no projeto, pelo período de 15 dias. Os participantes atuarão presencialmente no mesmo ambiente de trabalho que o do Departamento de Processamento Eletrônico, Inteligência de Dados e Negócio.

“Esse formato permite que todos os setores envolvidos possam participar do projeto sem comprometer suas atividades regulares”, observa Luisa Maria de Miranda Almeida Folle, assessora de projetos da Coordenadoria Judiciária, que fará o acompanhamento operacional do projeto. Até dezembro, 12 turmas passarão pelo Projeto Integra.

Durante o período de imersão, os participantes serão supervisionados pela servidora Lorena Cristina Lopes da Silva, responsável por dar suporte e elaborar relatórios sobre as atividades diárias. “Criamos um diário de bordo, que será preenchido pelos participantes. A ideia é que eles registrem suas percepções e experiências, o que pode ser feito diariamente ou, se preferirem, uma vez por semana. O preenchimento é flexível, mas incentivamos que os registros sejam feitos com regularidade”, explica.

A oportunidade também permite que o time compreenda algumas das atividades de rotina da Coordenadoria Judiciária (ex.: organização de sessões de julgamentos) e capacitações (ex.: aperfeiçoamento no uso de Inteligência Artificiais, como LexIA e Chat GPT). Para além dos conhecimentos, está o compartilhamento de experiências e percepções das rotinas nas Secretarias e na Coordenadoria.

“As melhorias nos sistemas só acontecem quando vocês estão próximos da gente e nos relatam suas dores. Um ótimo exemplo foi quando observamos duas colegas da unidade clicando sem parar após uma sessão plenária para intimar manualmente todas as partes. A partir disso, construímos o fluxo da intimação automática do acórdão. Depois, expandimos para decisões monocráticas. Cada clique a menos é produtividade a mais. Usem o diário de bordo para registrar tudo o que dificulta a rotina de vocês”, pontuou Thales Rubiale, diretor do Departamento de Planejamento e Inteligência em Números (DPIN). Ele será responsável por analisar dados e métricas no Projeto Integra.” 

O Projeto Integra também conta com a contribuição da servidora Randis Mayre, Gestora de Processamento Eletrônico, que será responsável por avaliar os fluxos e procedimentos do projeto. Os servidores e colaboradores da 1ª turma do Projeto Integra são: Danielly Thais de Oliveira Souza (estagiária), Filomeno Edmundo de Moraes (chefe de divisão), Ludmila Campos de Almeida (Gestora de Registro, Transcrição e Revisão), Marta Maria Rezende (Diretora de Departamento), Paulo Miguel dos Santos (Assessor de Registro, Transcrição e Revisão), Thamires Portela Guimarães (servidora da Secretaria da 2ª Câmara de Direito Público), Wesley Luna Goes (estagiário).

Por inaugurar a iniciativa, a diretora da Segunda Câmara de Direito Público, Marta Maria Rezende, agradeceu o convite e a oportunidade. “Tenho uma equipe maravilhosa e estou muito emocionada com esse momento e feliz por poder compartilhar esses dias com vocês. A gente está sempre na correria, pedindo e cobrando, mas agora vamos poder estar mais próximos. Essa aproximação é uma oportunidade valiosa de aprendizado mútuo”, comentou Marta.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet