jes
Está sob análise na Comissão de Constituição e Justiça o projeto de Lei que restringe o transporte de valores em Cuiabá. De autoria do vereador Orivaldo da Farmácia (PP), a mensagem proíbe que carros-fortes realizem o abastecimento de caixas-eletrônicos em horários e locais específicos.
O vereador afirma que a medida visa a segurança dos cidadãos e já é realizada em diversas cidades brasileiras.
Narra do projeto que o qualquer atividade ligadas ao transporte de valores em centros comerciais, shoppings, supermercados e similares está proibida em horário de atendimento ao público.
A regra também deve ser aplicada a áreas nas proximidades de escolas, nos horários de entrada e saída de alunos.
Aprovada, a Lei deve ser implementada em 180 dias e o descumprimento implicará em multa entre R$ 1 mil á R$ 5 mil e suspensão do alvará de funcionamento.
Segundo o parlamentar, a iniciativa para a proposição do projeto surgiu após o ataque ao Supermercado Atacadão. Na sexta-feira (10), 5 criminosos invadiram o local a fim de saquear um carro-forte da empresa Brinks que iniciava o abastecimento dos caixas.
A polícia já estava no encalço dos criminosos e chegou ao comércio logo em seguida. Houve troca de tiros e 3 suspeitos morreram. Dois deles foram presos posteriormente.
“Hoje, assaltantes não vêm hora nem lugar para atacar. Tenho muitos conhecidos que estavam no local e disseram que não sabiam para onde correr na hora do pânico. A vida vale mais do que qualquer coisa e a essa medida de segurança precisa ser regulamentada”, explica o vereador.
A CCJ tem 60 dias para decidir sobre o projeto. Aprovado ele segue para sansão do governador Mauro Mendes (DEM).
Francisco Santo
Domingo, 19 de Maio de 2019, 17h07Paulo Martins
Domingo, 19 de Maio de 2019, 16h08Bortoloti
Domingo, 19 de Maio de 2019, 14h39+ Marcelo F
Domingo, 19 de Maio de 2019, 14h32