As provas práticas do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran) de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, foram temporariamente suspensas a partir desta segunda-feira (10). A decisão, segundo o diretor do setor de habilitação, Leandro Jacarandá, foi tomada porque o local não oferece estrutura necessária para a realização das provas. "Não tem espaço coberto, não tem ar-condicionado, banheiro ou água para os alunos", revelou. O local para as provas práticas fica localizado no Bairro Chapéu do Sol, próximo a Avenida Mário Andreazza.
De acordo com o diretor, a suspensão deve continuar até que o órgão encontre um novo local para aplicação das provas, o que deve durar entre 30 e 45 dias. Enquanto isso, os alunos daquele município devem realizar os testes através do Detran de Cuiabá. "Estamos providenciando um novo local. Já recebemos algumas propostas e estamos analisando", frisou Jacarandá.
Em nota oficial, o Detran informou que naquela unidade eram realizadas provas práticas três vezes por semana, sendo cerca de 80 atendimentos em cada dia. "Cuiabá também faz essa mesma média de atendimento, mas a capacidade é de 400 atendimentos, então não deve ocorrer sobrecarga”, afirmou o diretor de habilitação do órgão.
Leandro afirmou que várias reclamações já foram feitas a respeito da falta de estrutura da unidade e que, por isso, a medida foi tomada. “Não foi uma decisão radical, foi uma decisão pensando no candidato. A resolução exige que para passar na prova o percurso deve que ter algumas dificuldades e Várzea Grande não atende essa questão, enquanto Cuiabá atende”, destacou.