Cidades Quarta-Feira, 11 de Outubro de 2023, 19h:20 | Atualizado:

Quarta-Feira, 11 de Outubro de 2023, 19h:20 | Atualizado:

INFRAESTRUTURA

Quilombo e região recebem 10 km de novas redes de esgoto

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

esgoto-cuiaba

 

Com benefícios socioambientais a serem consolidados ainda este ano em bairros como Quilombo, Duque de Caxias, Santa Helena e Jardim Mariana, Cuiabá vive uma nova realidade no saneamento básico. As recentes obras de expansão do Sistema de Esgotamento Sanitário Ribeirão do Lipa implantaram, em três meses, 10.376 metros de redes de redes coletoras de esgoto. Realizadas pela Águas Cuiabá, empresa do grupo Iguá, as atividades executadas em cinco bairros da região central da capital mato-grossense serão finalizadas em dezembro e beneficiarão mais de 15 mil pessoas.

As equipes da concessionária trabalham de segunda-feira a sexta-feira, com alguns trechos executados no fim de semana e no período noturno, conforme planejamento elaborado para a região que é altamente adensada, com diversos prédios residenciais e comerciais. “Serão 23 quilômetros de novas tubulações instaladas em cerca de 50 ruas e avenidas. Seguimos com o ritmo de obras acelerado, respeitando as necessidades da população que mora e trabalha na região”, explica Alan Guedes, gerente de obras da Águas Cuiabá.

Além da implantação das redes coletoras, o gestor conta que outras ações integram o cronograma de expansão do saneamento na região. “Já finalizamos a construção de uma das três novas Estações Elevatórias de Esgoto (EEEs), que são estruturas utilizadas para bombear o efluente de um ponto mais baixo para um mais elevado, possibilitando que todo o esgoto coletado chegue até a estação de tratamento.”

Próximas ações – Com 49% das atividades de instalação de redes concluídas, aproximadamente 12 km de redes de coletas serão instaladas em avenidas e ruas como Miguel Sutil, Getúlio Vargas e Estevão de Mendonça. Principais vias de acesso à região central de Cuiabá, a mobilização das equipes segue um cronograma coordenado pela Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob) com a sinalização, eventuais desvios do tráfego e delimitação de segurança em pontos de escavação.

Hora de conectar – Concluída a fase de implantação de tubulações coletoras, chegará o momento de a comunidade realizar a conexão das unidades comerciais e residenciais aos sistemas de esgotamento sanitário. O procedimento consiste em levar a ligação de dentro de casa até a caixa de inspeção disponibilizada pela Águas Cuiabá em frente à residência. “Essa etapa é fundamental ao processo. É ela quem garante que o esgoto coletado seja adequadamente tratado e devolvido purificado aos rios e mananciais. É a hora de fechar o ciclo de sustentabilidade”, pontua Julie Campbell, diretora operacional da concessionária.

Informações à comunidade - Em caso de dúvidas, a concessionária orienta sobre o procedimento nas lojas de atendimentos físicas localizadas no Centro, Coxipó e CPA 2 e por meio dos canais de atendimento: callcenter 0800 646 6115 e WhatsApp (65) 99276 6008.





Postar um novo comentário





Comentários (5)

  • Luis Eduardo

    Sexta-Feira, 13 de Outubro de 2023, 11h29
  • O duro é que depois da obra, as ruas ficam destruídas!!!! Falta preparo técnico da equipe!! Águas de Cuiabá ficou famosa por destruir a cidade por onde passa, apesar das necessidades das obras!!
    2
    0



  • Ademar Carlos Gomes

    Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2023, 19h29
  • Águas Cuiabá, a principal avenida q liga Morada do ouro ao cpa não tem rede de esgoto. Trata se da Av Djalma Ferreira de Souza, nessa Av tem escola estadual, igreja católica, vários estabelecimentos comerciais e residências. Estamos aguardando essa ligação. Temos q instalar fossa séptica. Aguardamos!!!
    2
    0



  • CIDADÃO ATENTO

    Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2023, 09h19
  • Trabalho excepcional das equipes da Águas Cuiabá. Moro no Quilombo e vejo o quanto esses trabalhadores são comprometidos com as entregas. Trabalham muito, de sol a sol. E esse trabalho é fundamental para que nossa amada Cuiabá saia da era medieval (despejar esgoto in natura em rios e mananciais) e dê um passo fundamental para o desenvolvimento sustentável. Se o Brasil pretende verdadeiramente ser um País desenvolvido, tem que investir seriamente no tratamento do esgoto e no abastecimento de água de qualidade para toda população. Próximo passo: elegermos um bom prefeito ano que vem, que seja minimamente honesto e comprometido com nossa capital. Com isso, em breve, Cuiabá se destacará como uma das melhores capitais para se viver. Depende só de cada um de nós.
    2
    0



  • Cidadão Cuiabano

    Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2023, 06h22
  • As obras dizem, terminam em dezembro... mas que estão tocando o caos nesses bairros é uma realidade. Poeirão, pedaços de rede que não se ligam a nada e provavelmente vão provocar intervenção em lugares já trabalhados, etc. Fora que o asfalto está detonado. Será que a prefeitura planejou um recapeamento para esses bairros? O estranho ainda é a prefeitura dizer que está implantando esgoto na cidade: pelo que sei água e esgoto na Capital é concessão, né não? Feita há anos atrás... Cabe à prefeitura fiscalizar se estão dazendo um bom trabalho, se estão cumprindo as metas da concessão.... e nesse aspecto parece que estão deixando muito a desejar...
    2
    0



  • Bruno

    Quarta-Feira, 11 de Outubro de 2023, 20h18
  • Que coisa, quando o EP faz a sua obrigação, que 99% dos outros prefeitos não fazem, a matéria sai com erro de digitação no título. Será coincidência ou má vontade?
    2
    4











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet