Cidades Quarta-Feira, 02 de Abril de 2014, 16h:45 | Atualizado:

Quarta-Feira, 02 de Abril de 2014, 16h:45 | Atualizado:

Notícia

Saúde pronta para evento teste da Copa do Mundo 2014

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Os preparativos na área de Saúde estão prontos para o evento teste, com o jogo pela Copa do Brasil entre Mixto e Santos. A Saúde do Estado ficou responsável pela organização Geral em conjunto com a Câmara Temática da Saúde da Secopa.

O secretário de Estado de Saúde, Jorge Lafetá, adiantou que toda a assistência médica do evento terá a mesma estrutura que será realizada durante a Copa do Mundo pela Fifa, e conta também com a parceria do Bombeiro Militar, secretarias municipais de Saúde de Cuiabá e Várzea Grande. “Neste evento teste a Fifa e o Ministério da Saúde estarão fiscalizando todas as ações de Saúde. Nossas equipes estão preparadas e foram treinadas pela Força Nacional do SUS. Todos estão devidamente treinados para atendimento simples até em situações de catástrofe”, assegurou o secretario.

Na Arena Pantanal estão montados seis postos médicos avançados (PMA) com pelo menos 1 médico intensivista/cardiologista, 1 enfermeiro e 2 técnicos de enfermagem e com leito de terapia intensiva; 2 equipes de socorristas, com médicos cardiologistas/intensivistas a beira de campo; 15 equipes de socorristas com kit de primeiros socorros com desfibrilador externo automático (DEA).Também foi montada Sala de Crise dentro da Arena com representantes das instituições. Ficarão à disposição durante a realização do evento 4 ambulâncias UTI, 3 ambulâncias básicas; radiocomunicação integrando a Arena Pantanal com o os Hospitais e Pronto Socorro de Cuiabá e Varzea Grande, com as ambulâncias, Posto Médico Avançado, Socorristas, Central de Regulação, Serviço Móvel de Urgência SAMU 192 e Gabinete do Secretário de Estado de Saúde.

O Hospital Estadual Metropolitano de Várzea Grande será referência na Atenção Terciária (médico-hospitalar) com todas as equipes de prontidão. Na atenção secundária a Policlínica do Verdão terá a escala médica dobrada. O Hospital Municipal de Várzea Grande e Samu 192 terão estrutura similar a que acontecerá durante a Copa do Mundo.

Jorge Lafetá disse ainda que as 94 pessoas, entre gestores, médicos e socorristas, envolvidos diretamente nas ações de Saúde estão alinhadas e prontas. “Executamos uma capacitação onde foi aplicado o protocolo europeu de reanimação cardíaca-padrão usado pela Fifa. Isso tudo para maior segurança nos atendimentos. Essas equipes vem sendo capacitadas desde os eventos já realizados no Estado que foram as Olimpíadas Estudantis e Indígenas. Agora estão partindo para um desafio maior, o Mundial. O Plano Operativo da Saúde para a Copa do Mundo esté em execução e este teste será muito importante para avançarmos mais”, assinalou o secretário. 





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet