A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) instalou novo laboratório de informática na Escola Técnica Estadual de Várzea Grande (ETEC). Equipada com 40 computadores, a estrutura irá atender cerca de 190 alunos da ETEC, além dos estudantes da escola parceira Dunga Rodrigues.
O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, agradeceu ao Governador Mauro Mendes e ao Vice-Governador Otaviano Pivetta por acreditarem no projeto das ETECs.
“Este é mais um investimento do Governo do Estado. São 40 computadores de alta performance, onde os nossos alunos já estão trabalhando da melhor forma possível. É o resultado acontecendo em todos os cantos de Mato Grosso”, afirma Allan.
O diretor da ETEC de Várzea Grande, Xisto Souza, também ressaltou a importância do investimento. “É um momento de muita satisfação. Essas 40 máquinas serão muito importantes para o desenvolvimento da nossa escola que hoje atua com cinco turmas. Sendo três de administração e duas de informática”.
Segundo o diretor, futuramente a escola pretende criar cursos mais focados em agricultura e agroindústria que também irão se beneficiar do laboratório. Atualmente, a instituição é vocacionada em cursos voltados para a área de gestão e negócios.
A oferta de cursos ocorre através da modalidade concomitante intercomplementar (onde os alunos cursam ao mesmo tempo o técnico e ensino médio na mesma unidade de ensino) e na modalidade concomitante e subsequente (para estudantes que estejam cursando ensino médio em outra escola ou que já tenham concluído a Educação Básica). Também são ofertados diversos cursos livres e de formação inicial continuada (FIC).
A Escola Técnica Estadual de Várzea Grande iniciou as primeiras turmas em 2025 e não contava com nenhum laboratório de informática. Ela é uma das 17 ETECs administradas pela Seciteci. As unidades de ensino fazem parte de uma das missões da Secretaria: ofertar de forma pública e gratuita cursos de educação profissional e tecnológica em todas as suas modalidades e níveis.
As escolas são todas vocacionadas em diferentes eixos tecnológicos e áreas conforme demandas dos arranjos produtivos de cada região mato-grossense. Para saber mais sobre as ETECs, clique aqui.