Mais de 120 estudantes participam da Etapa Estadual da Conferência Nacional InfantoJuvenil pelo Meio Ambiente, no Sesc Pantanal, em Poconé, nos dias 5 a 7 de agosto. O objetivo do evento é o protagonismo dos estudantes por meio de projetos que evidenciem as potencialidades e contexto socioambiental.
Com o tema: "Vamos Transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática", a conferência é uma realização da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), em parceria com o Ministério da Educação (MEC).
Nesta etapa, os 48 projetos socioambientais vão passar por uma seleção, onde apenas um projeto será classificado para a etapa nacional, que será realizada em outubro, em Brasília (DF).
Durante a cerimônia de abertura, representando o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, a secretária-adjunta, Mozzara Espencer, reconheceu o esforço dos alunos e destacou a dedicação que os levou à última etapa estadual antes da final.
“Estou feliz em chegar aqui e ver tantos projetos inovadores e lindos que podem contribuir para o nosso planeta. Vocês chegarem até aqui na etapa estadual já é uma grande vitória. Então, aproveitem a oportunidade e rumo a Brasília", disse.
Em Mato Grosso foram inscritos na conferência 125 projetos. Como premiação, o projeto vencedor nesta etapa representará o Estado em Brasília.
A superintendente de Étnico Ambiental da Seduc, Ruthineia Moraes, ressaltou que o evento está sendo debatido com as escolas, professores e estudantes desde o ano passado.
“Nós temos hoje aqui representantes das 13 Diretorias Regionais de Educação e isso é muito bom, pois chegamos em um bom número aqui. Estou muito emocionada de estar acontecendo essa conferência que tanto trabalhamos para acontecer. Aos estudantes, aproveitem cada momento", concluiu.
O representante do Ministério da Educação, Ângelo Miranda, destacou a organização de Mato Grosso e a qualidade do evento.
“Eu queria ressaltar aqui, que o trabalho da Seduc foi muito bem feito. Acompanhei seis estados na preparação da conferência um pouco mais de um ano e não vi nenhuma organização comparada a esta. Todos os processos foram levados a sério, com muito cuidado e responsabilidade", finalizou.
A conferência acontece até quinta-feira (7) com a seleção dos projetos e o resultado da classificação para a etapa nacional.