As Secretarias de Estado de Meio Ambiente (Sema) e de Educação (Seduc) abriram nesta segunda-feira (26.5) canal para escolha popular dos desenhos sobre biodiversidade que serão premiados na Semana do Meio Ambiente. O prazo para votação termina na sexta-feira (30), às 10h.
Para participar, acesse aqui. Ao todo, foram selecionados 18 desenhos, sendo três por diretoria regional. Além da Diretoria Metropolitana de Cuiabá, participam da seleção estudantes das diretorias regionais de Alta Floresta, Diamantino, Pontes e Lacerda, Rondonópolis e Tangará da Serra. Estudantes de 52 unidades escolares de tempo integral que ofertam o Ensino Médio na rede estadual de educação participam da ação.
De acordo com o regulamento, cada DRE terá um desenho premiado, com exceção da Diretoria Metropolitana de Cuiabá e de Rondonópolis que terão dois desenhos premiados, sendo um desenho por polo e outro por município. A premiação será um kit composto por: headphone, camiseta de algodão, boné e sacola ecobag.
A exposição dos desenhos produzidos também integra a programação da Virada Sustentável 2025. Em Cuiabá, a exposição acontecerá nos dias 07, no Parque Zé Bolo Flô, e 08 de junho, no Parque Mãe Bonifácia.
Segundo a superintendente de Educação Ambiental e Atendimento ao Cidadão da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Juliana Carvalho, a ação foi lançada no início do maio. “Durante esse período, que antecede à Semana do Meio Ambiente, as unidades de ensino deram ênfase à temática da biodiversidade com o objetivo de promover reflexões entre os alunos sobre a importância da variabilidade de organismos vivos, da diversidade das espécies, de ecossistemas e genética”.
Para o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, essa é uma oportunidade valiosa que vai além da simples competição. “Ao expressar suas percepções artísticas sobre o meio ambiente, nossos estudantes não apenas exercitam a criatividade, mas também se tornam agentes de mudança em suas escolas. Ao valorizar as vozes desses alunos, estamos semeando um futuro mais engajado pela preservação ambiental”.