A Controladoria Geral do Estado de Mato Grosso (CGE-MT) lançou uma nova versão do sistema de Monitoramento Inteligente de Riscos e Auditoria (Mira Cidadão), uma das mais importantes ferramentas de transparência do Executivo estadual, nesta terça-feira (27.5).
Com atualizações técnicas robustas, a nova versão oferece agora uma interface mais intuitiva, recursos de busca aprimorados e maior precisão nos dados, reforçando o controle social sobre os gastos públicos.
A plataforma foi reformulada para garantir que qualquer cidadão possa acessar, compreender e fiscalizar a execução orçamentária do Estado de forma prática e eficiente. Inspirado no formato de busca do Google, o novo Mira Cidadão traduz dados complexos em visualizações claras, tornando o monitoramento da gestão pública mais acessível.
Entre os principais avanços, estão a integração diária com a base financeira FIPLAN, que assegura dados constantemente atualizados, o uso exclusivo de Notas de Ordem Bancária, elevando o nível de precisão das informações, e a visualização unificada de origens, destinos e finalidades dos recursos, permitindo um rastreamento completo da verba pública.
A nova versão também oferece funcionalidades estratégicas como o rastreamento por critérios específicos, relatórios detalhados por período e categoria, além de mecanismos de auditoria pública em tempo real. Tudo isso potencializa a atuação do cidadão como fiscal direto da aplicação dos recursos do Estado.
"Esta nova versão reafirma o compromisso da instituição com os princípios constitucionais da publicidade e da eficiência. A arquitetura da plataforma foi desenhada para suportar futuras expansões, mantendo o equilíbrio entre usabilidade e profundidade analítica. Com essa nova versão do Mira Cidadão, o Estado de Mato Grosso dá mais um passo importante rumo à transparência ativa e à gestão participativa, colocando nas mãos da sociedade ferramentas concretas para acompanhar a aplicação do dinheiro público", afirma o secretário Controlador-geral, Paulo Farias.
Entre as consultas disponíveis, estão despesas relacionadas aos investimentos do governo em todas as pastas, gastos com pessoal, fornecedores, informações referentes ao salário dos servidores e repasses aos poderes e órgãos autônomos.
“Transparência é assegurar que a informação realmente chegue ao cidadão de forma compreensível. O Mira Cidadão representa um esforço concreto para garantir o acesso efetivo à informação e permitir que a população compreenda melhor como funciona a gestão e a administração pública do seu Estado”, destaca o secretário adjunto Executivo e de Ações Estratégicas da CGE, José Alves.
O Mira Cidadão nasceu como uma iniciativa pioneira da Controladoria Geral do Estado para aproximar o cidadão da fiscalização pública. A primeira versão já oferecia mecanismos de consulta de despesas, mas foi, ao longo dos anos, sendo aprimorada tecnicamente para atender aos crescentes desafios da transparência governamental. A nova versão consolida esse processo de inovação contínua, reforçando a missão institucional da CGE de promover uma administração pública mais íntegra e acessível.
Acesse o site AQUI.
LASCADA DA SETASC CONCURSADA
Quarta-Feira, 28 de Maio de 2025, 10h39joão campos
Terça-Feira, 27 de Maio de 2025, 15h20