Cidades Sexta-Feira, 14 de Março de 2014, 16h:29 | Atualizado:

Sexta-Feira, 14 de Março de 2014, 16h:29 | Atualizado:

Notícia

Seminário fortalece papel social da ODM

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

A Assembleia Legislativa realiza nesta sexta-feira e sábado, no Hotel Fazenda Mato Grosso – localizado no Coxipó, em Cuiabá , o seminário de capacitação do Núcleo Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) Estadual e Regional.

O superintendente de Planejamento Estratégico da AL, Abílio Camilo Fernandes Neto, afirmou que o seminário tem o objetivo de capacitar os representantes dos núcleos municipais para a coordenação das atividades de estruturação do Núcleo ODM.

Segundo ele, já existem dez municípios que fazem parte da discussão. “A meta é atingir, até agosto deste ano, 30 municípios mato-grossenses. O nosso foco é municipalizar as ações da ODM junto às comunidades, levando-as os oito jeitos de mudar o mundo”, disse Abílio Fernandes.

No encontro de hoje, representantes de diversas instituições privadas e entidades públicas participaram do seminário. Eles vieram de Cáceres, Sinop, Várzea Grande e Cuiabá. Mas para participar do Núcleo, segundo Fernandes, as organizações adesa ao ODM.

Durante o seminário, as pessoas interessadas em trabalhar os oito jeitos de mudar o mundo serão capacitadas para realizar mobilização e oficinas de indicadores, mostra de projetos e de planejamento. O que será fundamental para coordenar as atividades de estruturação do Núcleo ODM.

Fernandes explicou ainda que o principal desafio assumido em 2000, durante a Cúpula do Milênio, em Nova Iorque, por líderes de 191 países foi o de eliminar a fome e a extrema pobreza no planeta até 2015. Segundo o superintendente, dois municípios mato-grossenses – Juruena e Cuiabá - já foram agraciados com o Prêmio ODM por apresentarem projetos voltados à ação social e de meio ambiental. Este ano, entidades ligadas aos municípios de Sinop, Lucas do Rio Verde e Cuiabá concorrem a novas premiações. Para a representante do Rotary de Cuiabá/Porto, Rosa Morceli, a Assembleia Legislativa está à frente de muitas instituições por se preocupar com questões que deveriam ser discutidos pelo Executivo estadual.

“Estou há 25 anos nessa luta. Aqui posso aprender e passar um pouco da minha experiência, porque discutir e encontrar soluções para minimizar as questões sociais não é nada fácil”, disse Morceli. Os objetivos da ODM estão focados em oito pontos. Acabar com a fome e a miséria; garantir educação básica de qualidade; promover a igualdade entre os sexos e a valorização da mulher; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde da gestante; combater a AIDS, a malária; promover a qualidade de vida e o respeito ao meio ambiente e ter todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.

Amanhã (15), as atividades começam às 8 horas e com o término previsto para às 16:45. No período matutino será realizada a oficina de planejamento do Núcleo ODM e, à tarde, os participantes farão a oficina dialogando sobre o desenvolvimento local.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet