Cidades Quarta-Feira, 07 de Fevereiro de 2018, 13h:00 | Atualizado:

Quarta-Feira, 07 de Fevereiro de 2018, 13h:00 | Atualizado:

Notícia

Senador pede urgência para criação da Universidade de Rondonópolis

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

O senador Wellington Fagundes (PR-MT), líder do Bloco Moderador do Senado, protocolou nesta quarta-feira, 7, requerimento de urgência para tramitação do PLC 2/2018, projeto de Lei que cria a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) por desmembramento da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A matéria foi aprovada na Câmara dos Deputados, no ano passado, e agora segue para as comissões de Educação e de Constituição e Justiça.

“É um tema muito importante e já foi deliberado por lideranças, professores, alunos e os próprios deputados. Precisamos aprovar esta urgência justamente para que o Sul de nosso Estado – mais de 200 mil habitantes – seja atendido com celeridade, já que está tudo pronto para instituirmos a UFR”, garantiu o senador.

Caso aprovado o requerimento em Plenário, o texto não tramitará pelas comissões do Senado, indo direto ao colegiado para votação. Wellington tem acompanhado de perto o assunto há mais de 10 anos, pressionando tanto o Governo Federal quanto o próprio Congresso pela aprovação da matéria. “A decisão de criar a UFR vai descentralizar as decisões e fazer com que o trabalho do corpo acadêmico esteja ainda mais próximo da população”, comemorou o republicano.

O campus de Rondonópolis foi criado em 1976 e conta com seis blocos de salas de aula, laboratórios, biblioteca e anfiteatro para 250 pessoas. Além disso, há no complexo um Núcleo de Estudos e Atividades da Terceira Idade, um laboratório de Climatologia e o centro Meteorológico.

O conjunto conta ainda com 22 cursos de graduação para atender Rondonópolis e região: Pedagogia, História, Matemática, Geografia, Ciências Biológicas, Letras (com Habilitação em Português e em Inglês), Ciências Contábeis, Biblioteconomia, Licenciatura em Informática, Zootecnia, Psicologia, Enfermagem, Engenharia Mecânica, Engenharia Agrícola e Ambiental, e Administração (modalidade EAD). Além disso, há três cursos de mestrado e um de doutorado. Ao todo, o campus atende 300 professores e mais de 5 mil alunos.

 





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet