A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) recebe, até esta sexta-feira (08.08), a Perícia Oficial e Identificação Técnica de Mato Grosso (Politec) para emissão gratuita da nova Carteira de Identificação Nacional (CIN). A parceria começou na segunda-feira (04.08), representando valorização e maior comodidade para servidores que querem o documento.
Implementada em 2023, a nova carteira se diferencia pela adoção do CPF como o número único do registro nacional, o que significa que, independente de qual Estado o documento seja emitido, o cidadão manterá sempre o mesmo número em seu registro.
O novo documento é disponibilizado à população na versão física (cédula de papel de segurança e cartão de policarbonato), assim como a versão digital, sendo válida em todo o Brasil.
A ação conjunta com a Politec está sendo organizada pela Superintendência de Administração Sistêmica da Seciteci, que é a primeira pasta a receber a visita da Perícia Oficial de Mato Grosso.
A Superintendente de Administração Sistêmica da Seciteci, Fabiana Vilacian, ressalta a importância da parceria. “Vários servidores não tinham essa nova carteira de identidade. Está sendo bem interessante essa oportunidade de conseguir fazê-la gratuitamente aqui dentro do serviço mesmo. É uma praticidade que facilita a rotina para todos”, afirmou Fabiana.
Em Mato Grosso, a CIN pode ser solicitada em um dos postos de identificação próprios ou conveniados da Politec (Confira Aqui). Para solicitar, é necessária a apresentação do número do CPF e das versões originais da certidão de nascimento ou casamento, ou as cópias autenticadas dos mesmos.
A população tem até o ano de 2032 para fazer a troca do documento pela nova identidade, sendo que a 1ª via é gratuita. Atualmente, a carteira de identidade nacional é emitida em todo o país. Mais informações podem ser acessadas no gov.br/identidade.